mensagem 8/5/2014

09/05/2014 18:45

08/05/2.014 – DOUTRINA  BÍBLICA  SOBRE  CONTRIBUIÇÃO  FINANCEIRA

 

                                        Deus manda entregar o dízimo.
                                        Malaquias 3:8-12: “8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. 9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. 10 Trazei vós a todo o dizimo para casa do depósito e terá sustento na minha casa e me experimentai peço nesta diz o Senhor dos exércitos, senão abrirei para vós as comportas dos céus e eu mandar despejar para vós benção até o suficiente não falta.(sublinhado tradução Jarbas Krieger) 11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. 12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.”
                                     Deuteronômio 26:13: “E dirás perante o Senhor teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas, e as dei ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, conforme todos os teus mandamentos que me tens ordenado; não transgredi nenhum dos teus mandamentos, nem deles me esqueci.”

 

                                 Promessa de bênção de prosperidade para os dizimistas.
                                 Deuteronômio 14:29: “Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem.”
                                Malaquias 3:10: “Trazei vós a todo o dízimo para casa do depósito e terá sustento na minha casa e me experimentai peço nesta diz o Senhor dos exércitos, senão abrirei para vós as comportas dos céus e eu mandar despejar para vós benção até o suficiente não falta.(tradução Jarbas Krieger)
                               Há uma promessa de abundância e prosperidade para os dizimistas. E sempre que formos dizimistas fiéis, Deus será Fiel em cumprir sua promessa de prosperidade, pois assim como foi com os israelitas, esta benção de prosperidade, será para nós cristãos, se formos dizimistas fiéis.
                              II Crônicas (Palavras dos Dias II) 31:6, 9-10: “6 Os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram o dízimo de bois e de ovelhas, e o dízimo das coisas dedicadas que foram consagradas ao Senhor seu Deus, e depositaram-nos em montões. 9 Então perguntou Ezequias aos sacerdotes e aos levitas acerca daqueles montões. 10 Respondeu-lhe Azarias, o sumo sacerdote, que era da casa de Zadoque, dizendo: Desde que o povo começou a trazer as ofertas para a casa do Senhor, tem havido o que comer e de que se fartar, e ainda nos tem sobejado bastante, porque o Senhor abençoou ao seu povo; e os sobejos constituem esta abastança.”
                             Êxodo (E Estes Nomes) 36: 4-7: “4 Então todos os sábios que faziam toda a obra do santuário vieram, cada um da obra que fazia, 5 e disseram a Moisés: O povo traz muito mais do que é necessário para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse. 6 Pelo que Moisés deu ordem, a qual fizeram proclamar por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais. 7 Porque o material que tinham era bastante para toda a obra, e ainda sobejava.”

 

                           O  dízimo é de Deus pois a terra é de Deus.
                          Salmo (Louvor 35 em ordem cronológica) 24:1: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.”
                          Deus é o dono de todo o universo e o que nele existe. Deus deixou tudo para nós humanos e nós seus filhos, ordenando apenas 10% do nosso salário, ganho, renda e lucro líquido, os 90% para nós vivermos.
                         Estes 10%  era um imposto único que os israelitas pagavam, para manter os serviços religiosos da nação de Israel, que eram realizados pelos sacerdotes e levitas, assim manteriam a benção de Deus sobre eles e sobre os necessitados em Israel, órfãos, viúvas, estrangeiros e os que empobreceram.

 

                       Quem não entrega o dízimo, está roubando de Deus e será amaldiçoado.
                       Malaquias 3:8-9: “8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. 9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.”
                      Quando os israelitas não entregavam o dízimo, estavam sonegando o imposto e impedindo que a benção de Deus estivesse sobre o povo, pois sem dízimo, os sacerdotes e levitas ficariam sem o sustento e sem condições de desempenharem seu ministério junto a Deus, os desfavorecidos seriam esquecidos na pobreza, trazendo maldição sobre a nação, por desobedecerem esta lei de Deus, tornando em pecado de furto.
                     Hoje quando nós cristãos não entregamos o dízimo também  sonegamos a Deus e impedindo que a benção de Deus esteja sobre a igreja, pois sem dízimo, os ministros do Evangelho ficam sem o sustento e sem condições de desempenharem seu ministério, trazendo prejuízo para a igreja por ficar desfavorecida, sem condições de realizar a obra de Deus, por desobediência a esta lei de Deus, trazendo maldição para os infiéis pelo pecado de furto e infidelidade ao Senhor.

 

                      Os levitas também davam o dízimo aos sacerdotes descendentes de Arão.
                      Números (Em Deserto) 18:26-28: “26 Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos, que deles vos tenho dado por herança, então desses dízimos fareis ao Senhor uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos. 27 E computar-se-á a vossa oferta alçada, como o grão da eira, e como a plenitude do lagar. 28 Assim fareis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel; e desses dízimos dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote."
                   Neemias (Esdras&Neemias 15 em ordem cronológica) 10:38-39: “38 E o sacerdote, filho de Arão, deve estar com os levitas quando estes receberem os dízimos; e os levitas devem trazer o dízimo dos dízimos à casa do nosso Deus, para as câmaras, dentro da tesouraria. 39 Pois os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer ofertas alçadas dos cereais, do mosto e do azeite para aquelas câmaras, em que estão os utensílios do santuário, como também os sacerdotes que ministram, e os porteiros, e os cantores; e assim não negligenciarmos a casa do nosso Deus.”
                   Deus manda os levitas receberem o dízimo e ofertas dos israelitas e entregarem o dízimo dos dízimos e ofertas aos sacerdotes.
                   Isto hoje acontece quando a igreja cresce e se multiplica e Deus estabelece novos pastores, aí os pastores recebem os dízimos e ofertas da igreja, e um dos pastores com o dom de evangelista, é estabelecido e supervisiona o ministério dos pastores e recebe o dízimo dos dízimos e as ofertas dos pastores, ficando os pastores com 90% do dízimo e 10% e as ofertas vão para o sustento do evangelista.

 

Devocional Semanal:

Jejum  – Leitura Bíblica 1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários

Orientações de saúde diária – beba água, coma menos, durma mais, faça exercícios físicos, exercite a fé e evite remédios.

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados
Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.