MENSAGEM 4/5/2.014

08/05/2014 19:08

04/05/2.014 – DOUTRINA  BÍBLICA  SOBRE  CONTRIBUIÇÃO  FINANCEIRA


                                          Contribuímos porque tudo vem de Deus.
                                          I Cronicas (Palavras dos Dias I) 29:14: “Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.”
                                         II Coríntios 9:10, 15:“10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. 15 Graças a Deus pelo seu dom inefável.”
                                        Deuteronômio (Estas As Palavras) 8:18: “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.”

 

                                       O nome do objeto onde a Bíblia Inspirada ensina colocar os dizimos e ofertas é baú, caixa ou gazofilácio do grego gazophulakion.
                                       II Reis 12:9: “Mas o sacerdote Jeoiada tomou um baú (JK), fez um buraco na tampa, e a pôs ao pé do altar, à mão direita de quem entrava na casa do Senhor. E os sacerdotes que guardavam a entrada metiam ali todo o dinheiro que se trazia à casa do Senhor.”
                                      Lucas 21:1: “Jesus, levantando os olhos, viu os ricos deitarem as suas ofertas na caixa (jk)”
                                      Mar.12:41: “E sentando-se Jesus defronte da caixa(JK), observava como a multidão lançava dinheiro na caixa (JK); e muitos ricos deitavam muito.”

                                      Contribuições Financeiras nas Escrituras:
                                      Dízimo:
                                      Definição: a palavra dízimo significa “a décima parte”, no caso do lucro ou renda líquida.
                                      Modo de dar o dízimo:
                                     Os israelitas dizimavam dos produtos da terra e dos rebanhos.
                                     Levítico (E Chamara) 27:30-34: “30 Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor. 31 Se alguém quiser remir uma parte dos seus dízimos, acrescentar-lhe-á a quinta parte. 32 Quanto a todo dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo será santo ao Senhor. 33 Não se examinará se é bom ou mau, nem se trocará; mas se, com efeito, se trocar, tanto um como o outro será santo; não serão remidos. 34 são esses os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.”
                                    Se retivesse o dízimo deveria pagar o que reteve e acresentar uma multa de 20%, verso 31. Se era para dizimar 10 animais ou 10 sacos de colheita e não dizimou, na próxima safra ou crias, deveria dizimar da safra ou cria atual + a da passada + 2 animais ou 2 sacos.
                                    Logo quando ficamos um mês sem dizimar, devemos no próximo mês dizimar o do mês atual e do mês anterior, com uma multa de 20% de acrescimo sobre o valor do dízimo.


                                   Os israelitas separavam seus dízimos uma vez por ano, das colheitas e animais.
                                   Deuteronômio (Estas As Palavras) 14:22-23: “22 Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. 23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.”

 

                                  Vendiam os produtos e dizimavam em dinheiro.
                                  Deuteronômio (Estas As Palavras) 14:24-25: “24 Mas se o caminho te for tão comprido que não possas levar os dízimos, por estar longe de ti o lugar que Senhor teu Deus escolher para ali por o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; 25 então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher.
                                  Se fosse longe à cidade onde morava do lugar para entregar os dízimos e ofertas, que era ou em Jerusalém ou numa das 25 cidades de refúgio dos levitas, deveria vender tudo e levar até um destes lugares.

 

                                 Os dízimos serviam para:
                                 O sustento dos levitas que trabalhavam no templo.
                                 Números (Em Deserto) 18:21-24: “21 Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação. 22 Ora, nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da revelação, para que não levem sobre si o pecado e morram. 23 Mas os levitas farão o serviço da tenda da revelação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão. 24 Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que no meio dos filhos de Israel não herdarão herança.(JK)”
                                Deuteronômio 14:29a: “Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo).”

                                 Para ajudar os necessitados.
                               Deuteronômio 14:29b: “o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem.”
                               Deuteronômio 26:10-13: “10 E eis que agora te trago as primícias dos frutos da terra que tu, ó Senhor, me deste. Então as porás perante o Senhor teu Deus, e o adorarás; 11 e te alegrarás por todo o bem que o Senhor teu Deus te tem dado a ti e à tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti. 12 Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita do terceiro ano, que é o ano dos dízimos, dá-los-ás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem. 13 E dirás perante o Senhor teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas, e as dei ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, conforme todos os teus mandamentos que me tens ordenado; não transgredi nenhum dos teus mandamentos, nem deles me esqueci.”
                              A igreja hoje deve após ter suprido os seus ministros e ministério, exercer a diaconia entre seus membros necessitados,   distribuindo os dízimos e ofertas, serviço este desenvolvido pelos diáconos que devem fazer a supervisão até que as necessidades básicas sejam supridas, ou encaminhados para terem renda, numa visão de comunidade e igualdade na igreja, após esta assistência social e serviço social, sobrando dinheiro no caixa da igreja, investir na evangelização e por último em obras sociais para atender primeiro membros, depois frequentadores dizimistas fieis e depois os de fora, sem ir atrás de dinheiro nos órgãos públicos.

 

Devocional Semanal:

Jejum  – Leitura Bíblica 1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários

Orientações de saúde diária – beba água, coma menos, durma mais, faça exercícios físicos, exercite a fé e evite remédios.

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados
Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.