mensagem 22/05/2014

29/05/2014 14:47

                         22/05/2.014 – DOUTRINA  BÍBLICA  SOBRE  CONTRIBUIÇÃO  FINANCEIRA

                        Contribuições Financeiras nos Evangelhos:

                        Tipos de ofertas:

                        Do apóstolo Barnabé.
                        Atos 4:36, 37: “36 então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre, 37 possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.”

                       Outros cristãos primitivos e igrejas.
                       Atos 2:45: “E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.”
                       Atos 4:32-35: “32 Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33 Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34 Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35 E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.”
                       Filipenses 4:15-18: “15 Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; 16 porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades. 17 Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. 19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”
                    Dízimo e oferta está implícita no texto de I Tim.5:17, “ dobrado preço”.
                    I Timóteo 5:17-18: “17 Os honradamente governando, continuem governando, anciãos de dobrado preço sejam julgados dignos, especialmente os que labutando no estudo e ensino. 18 Disse pois a Escritura: um  boi debulhando não calarás e merecedor  o trabalhador do salário dele.”(tradução Jarbas Krieger)
                  Ou seja dois tipos de salários, para sustento dos ministros que labutam, também no grego é trabalhar com empenho exaustivo, se cansa nisto, é um salário os dízimos e outro as ofertas. Os anciãos, bispos e pastores exercem a função dos sacerdotes das Escrituras, pois as duas funções tem o mesmo objetivo ensinar a Bíblia Inspirada. Logo assim como os sacerdotes eram isentos de dizimar e ofertar, os pastores também o são, bem como esposas e filhos solteiros. Se os filhos tiverem renda estando fora do ministério integral, de estudo e ensino bíblico aí devem dizimar e ofertar. Pois nas Escrituras os filhos de sacerdotes seriam futuros sacerdotes, numa dinastia sacerdotal.

                  Oferta de gratidão e benevolência.
                  II Coríntios 9:7: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.”
                  II Coríntios 8:3-4: “Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente, 4 pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos.”
                 Atos 4:32-35: “32 Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33 Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34 Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35 E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.”

                Semeadura.
                II Coríntios 9:6, 10-11: “6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará. 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. 11 enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus.”
               Genesis (Em Princípio – hebraico) 26:12-14: “12 Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo; e o Senhor o abençoou. 13 E engrandeceu-se o homem; e foi-se enriquecendo até que se tornou mui poderoso; 14 e tinha possessões de rebanhos e de gado, e muita gente de serviço; de modo que os filisteus o invejavam.”
               Galatas 6:6-10: “6 E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui. 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”  
              Outros textos sobre ofertas.
              Marcos 10:29-30: “29 Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mães, ou pais, mulheres ou filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, 30 que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães.”
             Romanos 12:8: “8 ou que exorta, use esse dom em exortar; o que contribui, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.”
             Efésios 4:28: “28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade.”

             Infidelidade na contribuição:
             Se formos infiéis nos dízimos, ofertas, votos, promessas, contribuir com valores menores que da renda ou lucro líquido, do salário, do pro labore, do lucro da empresa, indústria ou agronegócio, ou bens que vendemos sem antes termos dizimado e ofertado, herança, 13º, férias, FGTS, aposentadoria, pensão, pensão alimentícia não dizimada e ofertada pelo pai, PIS, auxílio doença, licença maternidade, auxílio penitenciário, seguro desemprego, indenizações, promoções, presentes de pessoas não dizimistas, seja em dinheiro ou produto (dizimar e ofertar valor aproximado) e assim retermos, estaremos mentindo para o Espírito Santo e podemos sofrer consequências sérias na nossa vida e família, como aconteceu com Ananias e Safira.
            Atos 5:3-5, 8-11: “3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? 4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. 8 E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. 9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. 10 Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido. 11 E se tornou o medo grande sobre toda a igreja e  sobre todos os que onviram isto. (Verso 11 tradução Jarbas Krieger)

 

Devocional Semanal:
Jejue uma refeição por semana – Leitura bíblica 1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários

 

Orientações de saúde – beba água, coma menos,  durma mais, exerça fé e evite remédios, lave as mãos e exercite-se.

 

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia
Todos os Direitos Reservados
Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.