mensagem 20/04/2.014

23/04/2014 14:22

20/04/2.014 – DOUTRINA BÍBLICA SOBRE PARTIR DO PÃO (continuação)

O modo Bíblico de participar do partir do pão:

O partir do pão é só para os membros da igreja, regenerados e batizados, com idade e maturidade espiritual de discernir o corpo de Cristo, que hoje se refere também à igreja, que é o corpo físico de Jesus na terra, tendo a consciência formada, sobre o certo e errado, que tenham uma vida de obediência à doutrina cristã bíblica, para estar sem condenação sobre si mesmo e a igreja do Senhor, caso contrário ficam fora da mesa do Senhor até que estes requisitos acima sejam atendidos, por isto a importância do discipulado antes do batismo.

Deve participar em santidade sem pecado.

I Coríntios 11:27-29: “27 De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. 29 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor.”

O verso 28 é para todos que estão preparados para o partir do pão, porém é bom um momento de exame de consciência para pedir que o Senhor Jesus aplique seu sangue em nós para apagar todo pecado desconhecido ou esquecido, perdoar alguém, pedir perdão a alguém, antes de comer o pão e beber o suco de uva.

Os que vivem e estão em pecado voluntário, trazendo escandalo para a igreja, sem acertar, devem ser excluídos da igreja, sendo impedidos de participar do partir do pão.

I Coríntios 5:11-13: “1 Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai. 2 E vós estais inchados? e nem ao menos pranteastes para que fosse tirado do vosso meio quem praticou esse mal? 3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que cometeu este ultraje. 4 Em nome de nosso Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus, 5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7 Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado. 8 Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. 9 Já por carta vos escrevi que não vos comunicásseis com os que se prostituem; 10 com isso não me referia à comunicação em geral com os fornicários deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. 11 Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for fornicário, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais. 12 Pois, que me importa julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro? 13 Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai esse iníquo do meio de vós.”

II Tessalonisenses 3:6, 13-15: “6 mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes. 13 Vós, porém, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai-o e não tenhais relações com ele, para que se envergonhe; 15 todavia não o considereis como inimigo, mas admoestai-o como irmão.”

A pessoa deve ser batizada e membro da igreja, isto é uma condição bíblica para participar da ceia, pois o comungante deve ser regenerado e obediente à Palavra de Deus, por isto deve fazer o curso e se preparar para o batismo.

As conseqüências de participar da ceia irreverentemente, ou em pecado, são desastrosas para toda igreja.

I Coríntios 11:30: “Por isto em vós muitos fracos e doentes e morrem-se bastante.” (tradução Jarbas Krieger)

Muitas vezes na igreja, aparecem membros enfermos ou fracos, com desanimo espiritual, dificuldades financeiras, dormindo espiritualmente e até morrendo fisicamente e nos perguntamos o por que disto? Este verso nos mostra estas consequências, por participarem do partir do pão no pecado, falta de comunhão com Deus ou com algum irmão da igreja, ou seja, sem discernir o corpo de Cristo que é a igreja, isto traz doença, fraqueza e morte na igreja, impedindo seu crescimento, trazendo condenação para o crente e consequências para a igreja, pois quando um membro sofre ou peca, sem admitir e renunciar, todo o corpo padece.

Jejum – Leitura Bíblica 1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários

Orientações de saúde diária – beba água, coma menos, durma mais, faça exercícios físicos, exercite a fé e evite remédios.

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados