mensagem em 20mar2014 - jejum (continuação)

27/03/2014 16:33

20/03/2014 – Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação)

JEJUM

Exemplos de pessoas que jejuaram na Bíblia:

O apóstolo Paulo:
II Coríntios 6:5: “ em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns.”
Os profetas e mestres da Igreja em Antioquia:
Atos 13:1-3: “1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. 2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram.”
O sacerdote Esdras:
Esdras (Esdras & Neemias 23) 10:6: “Em seguida Esdras se levantou de diante da casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe; e, chegando lá, não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da infidelidade dos do cativeiro.”
O governador Neemias:
Neemias (Esdras & Neemias 7)1:4: “Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu.”
O profeta Daniel:
Daniel 9 (12):3: “Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.”
O rei Davi  (DâVîD):
Salmo (Louvor 44) 35:13: “Mas, quanto a mim, estando eles enfermos, vestia-me de cilício, humilhava-me com o jejum, e orava de cabeça sobre o peito.”
O profeta Moisés (MôShe):
Êxodo (E Estes Nomes) 34:28: “E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.”

Motivos para jejuarmos:

Jesus disse para jejuarmos:
Mateus 9:14-15: “14 Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? 15 Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar.”
Logo temos que jejuar, é bíblico e ordem, apesar de alguns dizerem que jejum é lei, vamos cuidar com o evangelho fácil e gracioso demais, podemos nos surpreender no futuro.

Para vencermos as tentações:
Marcos 1:12-13: “12 Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto. 13 E esteve no deserto quarenta dias sendo tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam.”
O jejum não livra-nos das tentações, mas ajuda a vencê-las pela mortificação da nossa natureza humana.

Para tomarmos decisões sérias:
Juízes 20(5):26-28: “26 Então todos os filhos de Israel, o exército todo, subiram e, vindo a Betel, choraram; estiveram ali sentados perante o Senhor, e jejuaram aquele dia até a tarde; e ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas perante ao Senhor. 27 Consultaram, pois, os filhos de Israel ao Senhor (porquanto a arca do pacto de Deus estava ali naqueles dias; 28 e Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, lhe assistia), e perguntaram: Tornaremos ainda a sair à pelejar contra os filhos de Benjamim, nosso irmão, ou desistiremos? Respondeu o Senhor: Subi, porque amanhã vo-los entregarei nas mãos.”
Este texto nos mostra que ao término do jejum a resposta veio da parte de Deus.

Jejum e Oração para descobrir os dons espirituais - Leitura Bíblica - Atos 28 e Provérbios 21-26 - 1 capítulo por dia e 10 minutos por dia de Oração

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados
Igreja Cristã Bíblica Ano 11 – igrejacristabiblica.webnode.com
Orientações de saúde diárias – beba 2 litros de água, coma menos, faça 20 minutos de exercícios físicos e durma de 4 a 10 horas, exercite a fé e evite remédios.