mensagem 18/05/2014

21/05/2014 15:02

18/05/2.014 – DOUTRINA  BÍBLICA  SOBRE  CONTRIBUIÇÃO  FINANCEIRA

 

Contribuições Financeiras nos Evangelhos (Novo Testamento):

 

                                                                                Os Evangelhos ordenam contribuir para Deus.
                                                                                Mateus (Mattahios – grego) 22:20-22: “20 Perguntou-lhes ele: De quem é esta imagem e inscrição? 21 Responderam: De César. Então lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. 22 Ao ouvirem isso, ficaram admirados; e, deixando-o, se retiraram.”
                                                                                Marcos (Markon – grego) 12:17: “Disse-lhes Jesus: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E admiravam-se dele.”
                                                                                Lucas 20:23-26: “23 Mas Jesus, percebendo a astúcia deles, disse-lhes: 24 Mostrai-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição que ele tem? Responderam: De César. 25 Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. 26 E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e admirados da sua resposta, calaram-se.”

                                                                               Jesus disse para pagarmos os impostos do governo e os impostos ou tributos a Deus, que são os dízimos e ofertas.

 

                                                                                Dízimo e Oferta:
                                                                                Há ordem nos Evangelhos para dar-se o dízimo ou a décima parte e também ofertas.
                                                                                Mateus (Mattahios) 23:23: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.”
                                                                                Lucas 11:42: “Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e a benevolência de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas.”(sublinhado tradução Jarbas Krieger)

                                                                                Jesus disse: “sem omitir aquelas”, ou “sem deixar aquelas”, com referência ao dízimo. Logo Jesus, não isenta que entreguemos os dízimos e ofertas.

                                                                                    

                                                                               Deus quer que contribuamos com alegria.
                                                                               II Coríntios 9:7-9: “7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. 8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra. 9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.”
                                                                               Deus quer que contribuamos com alegria, contribua conforme o propósito do coração, ou seja, o dízimo mais a oferta com o valor que você pode contribuir, porém faça sem constrangimento ou tristeza. Se você pode contribuir com 12%, 13%, 15%, 20%, 30%  ou mais da sua renda, então faça, sem mesquinhez e avareza, mas com alegria de poder investir no reino de Deus e assim será amado de Deus. Muitos cristãos contribuem com um valor maior que todos na igreja, mas mesmo assim está contribuindo com menos do que poderia e deveria, ou ainda aquele que contribui, sem fé, ou com medo que faltará, ou adquire bens a mais do que tem ou mais caros, ou resiste e fecha o espírito para contribuir, pensando que está contribuindo para homens, estes Deus não ama, ou seja, não prospera e nem recebe a oferta como de sacrifício espiritual. Os que contribuem mais que o dízimo, com ofertas generosas para a obra de Deus, com 12%, 13%, 15%, 20%, 30%  ou mais da sua renda, fazendo por fé, até o que não podem, estes sim Deus ama, honra e lhes dá muita prosperidade como diz o verso 8: “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra.” E terá sua justiça gravada no céu os que contribuem para o reino de Deus, para atender o ministério cristão e os necessitados da igreja e os de fora,  como diz o verso 9: “conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.”
                                                                             Dízimo é 10% da renda ou lucro líquido que ganho, porque a palavra dízimo, significa a décima parte, mais as ofertas, para que a benção da prosperidade financeira venha sobre os que contribuem.
                                                                             É uma maneira melhor de computarmos o nosso dinheiro para Deus de forma igual para todos os cristãos, já que há base bíblica nas Escrituras e nos Evangelhos e tanto as Escrituras como os Evangelhos  são inspirados e não são dois livros distintos.
                                                                             Efésios 2:20: “20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina.”
                                                                             Apóstolos se refere aos escritos dos livros ou cartas dos Evangelhos (Novo Testamento) pelos apóstolos, e Profetas  se refere aos escritos dos livros das Escrituras (Antigo Testamento) pelos profetas.
                                                                             Hoje, damos a décima parte e ofertamos, só da renda em dinheiro que ganhamos e nas Escrituras era a décima parte, tanto em dinheiro, da venda de produtos, ou em produtos das colheitas e animais isto era dado o dízimo e ofertas, pois a renda das pessoas hoje em dia, geralmente é ganha em dinheiro, por isso da renda ou lucro.
                                                                             Deuteronômio (Estas As Palavras – hebraico) 14:22-25: “22 Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. 23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias. 24 Mas se o caminho te for tão comprido que não possas levar os dízimos, por estar longe de ti o lugar que Senhor teu Deus escolher para ali por o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; 25 então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher.”
                                                                           Quando a pessoa tem o seu ganho só da agricultura, do que planta, ou só de criação de animais, deve dar o dizimo quando vende a colheita ou animais, ou dar a décima parte da colheita ou animais.
                                                                           Quando não entregamos o dízimo e ofertas no mês da nossa renda e lucro líquido, ou de algo que vendemos ou recebemos fruto de renda não dizimada, temos que dar o valor sonegado ou atrasados mais 20% de multa sobre o mesmo valor, para não roubar de Deus, pois é ordem de Deus.
                                                                           Levítico (E Chamara – hebraico) 22:14: “Se alguém por engano comer a coisa sagrada, repô-la-á, acrescida da quinta parte, e a dará ao sacerdote como a coisa sagrada.”
                                                                          Levítico (E Chamara – hebraico) 27:30-31: “30 Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao Senhor; santos são ao Senhor. 31 Se alguém quiser remir uma parte dos seus dízimos, acrescentar-lhe-á a quinta parte.”
                                                                          Malaquias 3.8-9: “8 Roubará, um homem, Deus? Porque, vós, roubando, a mim, então dissestes, em que, nós te roubemos? O dízimo, e a oferta. 9 Com a maldição, vós, amaldiçoando-se, e vós, me, roubando; toda, a sua nação.”(tradução Jarbas Krieger) 
                                                                          Mateus (Mattahios) 5:20: “20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.”
                                                                          Marcos (Markon) 12:17: “Disse-lhes Jesus: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E admiravam-se dele.”

                                                                          Logo Jesus atribuiu autoridade aos ensinos das Escrituras sobre contribuições para nós hoje.

 

                                                                           Tipos de ofertas:
                                                                          Os Evangelhos (Novo Testamento) falam de dar ofertas maiores que dízimo, ofertas altas ou até mesmo tudo.
                                                                          Exemplos como:
                                                                          Da viúva pobre.
                                                                         Lucas 21:1-4: “1 Jesus, levantando os olhos, viu os ricos deitarem as suas ofertas na caixa; 2 viu também uma pobre viúva lançar ali duas moedas; 3 e disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos; 4 porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para o seu sustento.”(sublinhado JK)
                                                                        Marcos (Markon) 12:41-44: 41 E sentando-se Jesus defronte da caixa das ofertas, observava como a multidão lançava dinheiro na caixa; e muitos ricos deitavam muito. 42 Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou duas moedas, que valiam um quadrante. 43 E chamando ele os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas na caixa; 44 porque todos deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento.”

                                                                         Estas duas moedas “que valiam um quadrante”, correspondem hoje a R$ 1,00, ou duas moedas de R$ 0,50 centavos, tudo que ela tinha. Esta é a menor oferta da Bíblia, logo é o mínimo que se deve ofertar, sendo como uma semente para que germine, fora isto é esmola e Deus não precisa de esmola.



Devocional Semanal:

Jejue uma refeição por semana – Leitura Bíblica 1 capítulo por dia –
Oração 10 minutos diários

 

Orientações de saúde diária – beba água, coma menos, durma mais, faça exercícios físicos, exercite a fé e evite remédios.

 

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados
Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.