mensagem 17/04/2.014

23/04/2014 14:02

17/04/2.014 – DOUTRINA  BÍBLICA  SOBRE  PARTIR   DO    PÃO (continuação)

O modo Bíblico de participar do partir do pão conforme I Coríntios 11:27-34:


                                                                                          Com temor e responsabilidade.
                    I Coríntios 11:27-30: “ 27 De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. 29 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. 30 Por isto em vós muitos fracos e doentes e morrem-se bastante. (sublinhado tradução Jarbas Krieger)

                                                                                        Com amor.
                    I Coríntios 11:31-34: “31 Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; 32 quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo. 33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. 34 Se algum tiver fome, coma em casa, a fim de que não vos reunais para condenação vossa. E as demais coisas eu as ordenarei quando for.”
                    Devemos nos julgar a nós mesmos e aceitar o julgamento do Senhor em nosso espírito, assim nos julgando, ninguém pode nos impedir de participarmos da ceia do Senhor, a não ser que estejamos vivendo no pecado publicamente. O partir do pão é uma celebração espiritual, que demonstra amor e união promovendo perdão e reconciliação uns com os outros.

 

O modo Bíblico de participar do partir do pão:


                                                                                   Como Jesus ensinou.

                     Mateus 26:26-29: “26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. 27 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; 28 pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados. 29 Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai.”
                     Marcos 14:22-25: “22 Enquanto comiam, Jesus tomou pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, dizendo: Tomai; isto é o meu corpo. 23 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho; e todos beberam dele. 24 E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do pacto, que por muitos é derramado. 25 Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da videira, até aquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.”
                     Lucas 22:15-20: “15 E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão; 16 pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. 17 Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; 18 porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. 19 E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. 20 Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.”

                                                                            Tendo na memória, o corpo de Jesus partido na cruz e o seu sangue derramado pelos nossos pecados, simbolizados no pão, corpo de Jesus e no suco de uva, sangue de Jesus e também a memória da volta de Jesus para salvação dos justos e julgamentos dos injustos.
                                                                            I Coríntios 11:24-26: “24 e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26 Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.”
Mateus 26:29: “Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai.”

                                                                         Só para regenerados e batizados, que tenham uma vida de obediência a Cristo.
                                                                         I Coríntios 11:27: “De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.”
                                                                         Atos 2: 41-46: “41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; 42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. 46 assim o dia, tanto estando perseverando de comum acordo no templo, tanto partindo em casa o pão, tomavam do alimento com alegria e sinceridade de coração.” (verso 46 tradução Jarbas Krieger)

                                                                       Os filhos dos membros podem participar antes do batismo, em virtude dos seguintes textos bíblicos:
                                                                       At.2:42, 46, acima.
                                                                       At.20:7, 11: “7 No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite. 11 Então subiu, e tendo partido o pão e comido, ainda lhes falou largamente até o romper do dia; e assim partiu.”
                                                                      Pois o partir do pão era muitas vezes nas casas, logo cremos que as crianças participavam, pois era feito como uma refeição, conhecida na historia da igreja como a festa do agápe.
                                                                      I Coríntios 7:14b: “Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.”
                                                                     Os filhos dos membros participam da mesa do Senhor, até terem idade e maturidade espiritual de discernir o corpo de Cristo, tendo a consciência formada, sobre o certo e errado, a partir de então só os filhos de membros regenerados e batizados, devem participar do partir do pão, para evitarmos trazer condenação sobre eles e a igreja do Senhor. Por  isto batizamos crianças acima de 7 anos, filhos de membros, os demais que os pais não são membros, com autorização dos pais ou responsáveis, acima de 15 anos, sem autorização acima de 18 anos.

 

Jejum  – Leitura Bíblica 1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários

Orientações de saúde diária – beba água, coma menos, durma mais, faça exercícios físicos, exercite a fé e evite remédios.

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados
Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.