mensagem em 16mar2014 - jejum (continuação)

27/03/2014 16:32

13/03/2014 – Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação)
JEJUM
Maneiras de jejuar: 
Vemos outro caso de jejum de alimentos pelo rei Davi (DâVîD).
II Samuel 12:14, 17-20: “14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te nasceu certamente morrerá. 17 Então os anciãos da sua casa se puseram ao lado dele para o fazerem levantar-se da terra; porém ele não quis, nem comeu com eles. 18 Ao sétimo dia a criança morreu; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança tinha morrido; pois diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém ele não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança morreu? Poderá cometer um desatino. 19 Davi, porém, percebeu que seus servos cochichavam entre si, e entendeu que a criança havia morrido; pelo que perguntou a seus servos: Morreu a criança? E eles responderam: Morreu. 20 Então Davi se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se, e mudou de vestes; e, entrando na casa do Senhor, adorou. Depois veio a sua casa, e pediu o que comer; e lho deram, e ele comeu.”
Ele deixou só de comer, presumimos que Davi deve ter bebido água. Outra lição que aprendemos deste texto, é que após 7 dias de jejum, sua intercessão e jejum a Deus pela vida de seu filho, não foi respondida,  verso 18: “Ao sétimo dia a criança morreu; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança tinha morrido; pois diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém ele não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança morreu? Poderá cometer um desatino.”
Pois já havia sido dito que seu filho morreria, verso 14: “Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te nasceu certamente morrerá.”
Logo descobrimos que jejuar e orar pelos mortos é antibíblico, porque após 7 dias de jejum e oração a criança morre e Davi pára seu jejum, versos 19-20: “19 Davi, porém, percebeu que seus servos cochichavam entre si, e entendeu que a criança havia morrido; pelo que perguntou a seus servos: Morreu a criança? E eles responderam: Morreu. 20 Então Davi se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se, e mudou de vestes; e, entrando na casa do Senhor, adorou. Depois veio a sua casa, e pediu o que comer; e lho deram, e ele comeu.”
Deus permite consequências por nossos pecados, para nos disciplinar, porém sempre perdoa nossos pecados e anula as maldições que eles trazem, pois o Pai Celestial nos ama, por isso nos corrige.
Hebreus 12:5-6: “5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; 6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.”
Outra maneira de jejuar, é a abstinência conjugal, fora do período menstrual da esposa.
I Coríntios 7:4-5: “4 A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 5 Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
Somente de comum acordo entre o casal, porém se um dos conjuges discorda e o outro insiste para tal jejum, dá-se lugar para satanás tentar pela incontinência, que é não conter-se; logo como diz o ditado: “se um não quer dois não brigam”, pois nenhum dos dois tem mais direito sobre seu corpo, verso 4: “A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.”
Durante o período menstrual, deve-se evitar a prática conjugal, por questão de higiêne e por ser pecado nas Escrituras e Jesus disse que se a nossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus não herdaremos o reino dos céus, logo tem base nos Evangelhos.
Mateus 5:20: “Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.”
Isto se refere a vários princípios da lei de Moisés que os Evangelhos deixam de mencionar, mas que já era claro para os israelitas da época e para nós cristãos hoje, porém quando os Evangelhos anulam algum dos princípios da lei de Moisés, somos isentados de guardá-los.

Jejum e Oração para Santificação - Leitura Bíblica - Atos 21-27 – 1 capítulo por dia e 10 minutos por dia de Oração

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados