mensagem em 10abr2014 - Doutrina Bíblica sobre o partir do pão (continuação)

12/04/2014 15:00

10/04/2.014 – DOUTRINA  BÍBLICA  SOBRE  PARTIR   DO   PÃO

Composição do partir do pão:
        Deve ser suco de uva sem fermentação, invés do vinho que contém álcool, sendo fermentado.
        Podendo ser qualquer bebida sem álcool que contenha o suco de uva, como suco artificial de uva e refrigerante de uva.
        O vinho (fermentado e alcoólico) não deve ser usado, por causa de tropeços aos irmãos que no passado foram alcoólatras, ou ingeriam regularmente bebida alcoólica e também como bom senso cristão de protestarmos, como somos chamados “protestantes”, contra o uso da  bebida alcoólica, que tem destruído lares e sociedades e matado a vida de tantas pessoas.
        O pão pode ser qualquer tipo, com ou sem fermento, lembrando que o partir do pão sempre foi uma refeição para comunhão entre os irmãos da igreja, com pão e suco de uva, desde Jesus até os apóstolos, por isto hoje devemos resgatar este costume cristão, de voltarmos a praticar o partir do pão como refeição de comunhão, invés de pedacinhos milimétricos e golinhos de suco de uva.
        Marcos 14:22, 23, 25: “22 Enquanto comiam, Jesus tomou pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, dizendo: Tomai, este é o meu corpo. 23 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho; e todos beberam dele.”
        Atos 2: 42, 46: “42  e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 46 assim o dia, tanto estando perseverando de comum acordo no templo, tanto partindo em casa o pão, tomavam do alimento com alegria e sinceridade de coração.” (verso 46 tradução Jarbas Krieger)

Significado:

Lembrança: o partir do pão significa e relembra a morte de Cristo pelo pecado do homem.
        I Coríntios 11:26a : “26 Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor.”
        Mateus 26:26-28: ““26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; este é o meu corpo. 27 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. 28 pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.”

Esperança: o anúncio de que Cristo voltará para levar os salvos e julgar os não salvos.
        I Coríntios 11:26b: “até que ele venha.”
        Mateus 26:29: “Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai.”

Comunhão: o pão é Jesus, o suco de uva é o sangue de Jesus, hoje Jesus está no céu com seu corpo humano glorificado e aqui na terra está o corpo de Jesus que é a igreja. Assim como a massa do pão faz muitos pães, assim o corpo de Cristo tem muitos membros, sendo os pães a representação dos membros da igreja e quando comemos o pão ou o corpo de Cristo, estamos declarando nossa comunhão e união com todos os outros membros ou pães, formando um corpo, uma só massa de pão, e o suco de uva é o sangue de Jesus que dá vida ao corpo, limpando-o e purificando-o, todas as arteiras e veias do corpo, ou seja, de todo o pecado. Também se participarmos do partir do pão sem estar em comunhão com Deus e o próximo por motivo de pecado sem termos acertado, traremos fraqueza espiritual, física e financeira, doença, sono espiritual e morte física, para nós e a igreja onde somos membros.
        I Coríntios 11:27-29: “27 De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. 29 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. 30 Por isto em vós muitos fracos e doentes e morrem-se bastante.”(sublinhado tradução Jarbas Krieger)

Jejum  – Leitura Bíblica 1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários

Orientações de saúde diária – beba água, coma menos, durma mais, faça exercícios físicos, exercite a fé e evite remédios.

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados