mensagem em 09mar2014 - jejum (continuação)

27/03/2014 16:30

09/03/2014 – Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação)
JEJUM

Maneiras de jejuar:
Nós cristãos, precisamos jejuar regularmente, pois esta também é uma de nossas armas, para termos nossos pedidos de oração respondidos, com um poder maior de Deus.

Com oração e leitura Bíblica, pois se não passará fome.
Neemias (Esdras/Neemias 14) 9:1-3: “1 Ora, no dia vinte e quatro desse mês, se ajuntaram os filhos de Israel em jejum, vestidos de sacos e com terra sobre as cabeças. 2 E os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estrangeiros, puseram-se em pé e confessaram os seus pecados e as iniquidades de seus pais. 3 E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do Senhor seu Deus, uma quarta parte do dia; e outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao Senhor seu Deus.”
No verso 3 lemos que foi um jejum de 12 horas, 6 horas de leitura bíblica e 6 horas de confissão e adoração ao Senhor, que benção !
Este é o ideal do jejum, durante todo o tempo de jejum, orarmos e lermos a Bíblia, porém nem sempre isto é possível e nem impedimento para que o pratiquemos, o importante é orar e ler a Bíblia, durante o jejum.
Esdras (Esdras/Neemias 6) 8:21-23:21: “Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para toda a nossa fazenda. 22 Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto havíamos dito ao rei: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam. 23 Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus; e ele atendeu às nossas orações.”
Aqui o jejum foi feito com o propósito de pedir proteção ao Senhor e a resposta veio positiva da parte de Deus.
O jejum quando é feito sem um período de oração e de leitura bíblica, torna-se mera abstinência, “regime do crente”.
Fica sem efeito, acreditarmos que jejuamos e durante o tempo de jejum, deixamos de gastar tempo com oração e leitura bíblica, ainda que seja apenas uma pequena parte do tempo que jejuamos.

O jejum pode ser de alimentos, certos alimentos e bebidas.
Lucas 4:1-2: “1 Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto, 2 durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma; e terminados eles, teve fome.”
Este texto só mostra que Jesus ficou 40 dias sem comer, sem mencionar que tomou água, o que pode ter ocorrido.
Daniel 10:2-3: “2 Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. 3 Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.”
Daniel fez um jejum de 21 dias, de certos alimentos como diz o texto acima, de coisa desejável, carne, vinho e de desejos naturais como, usar perfume.
Podemos determinar nosso jejum com Deus, seja de alimentos, bebidas como, sucos, refrigerantes, leite, café, chá, chimarrão, tererê, certos alimentos, só água, café da manhã, almoço, jantar, só 1 ou 2 refeições diárias, abreviar o tempo de sono para dedicar à oração e leitura bíblica, entretenimentos, etc.
Deus aceitará qualquer tipo e maneira de jejum que fizermos, como sacrifício espiritual desde que façamos para Deus, pois o que vale é o nosso íntimo e propósito com Deus de oração ou de agradecimento, orando e lendo a Bíblia durante o jejum e o Senhor atenderá nossas orações.
Lembrando que Deus rejeita sacrifícios prejudiciais a nosso corpo, pois somos templos do Espírito Santo e devemos cuidar dele, sem prejudicá-lo ou destruí-lo.
I Coríntios 3:16-17: “16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.”

Jejum e Oração para Santificação - Leitura Bíblica - Atos 21-27 –1 capítulo por dia e 10 minutos por dia de Oração

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.
Igreja Cristã Bíblica Ano 11 – igrejacristabiblica.webnode.com

Orientações de saúde diárias – beba 2 litros de água, coma menos, faça 20 minutos de exercícios físicos e durma de 8 a 10 horas, exercite a fé e evite remédios.