Mensagem em 02mar2014 - Jejum (continuação)

01/03/2014 16:31

02/03/2014 – Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação)
JEJUM
  Maneiras de Jejuar:
  Maneiras certas de jejuar:
  Será muito importante, quando todas as igrejas cristãs, convocarem assembléias, convenções e reuniões solenes, para jejum e oração, invés de assuntos só administrativos e disciplinares, como profetizou o profeta Joel (Yô'eL). Quem sabe assim, Deus nos visita com uma poderosa manifestação da Sua Unção e derrube as barreiras que impedem o grande despertamento espiritual, tão esperado e falado, para que a volta de Cristo Jesus seja abreviada e venha rápida.
  É certo que algo poderoso da parte de Deus virá sobre Sua igreja e mundo, através de uma busca sincera e impulsionada pelo Espírito Santo, com jejuns, orações, confissões e com verdadeiro arrependimento, quebrantamento, contrição, choros, prantos, lamentos, pelos pecados de omissões e negligências com a obra de Deus.

Maneiras erradas de jejuar:
Continuar no pecado:
Isaías 58:3-12: “3 Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos. 4 Eis que para contendas e rixas jejuais, e para ferirdes com punho iníquo! Jejuando vós assim como hoje, a vossa voz não se fará ouvir no alto. 5 Seria esse o jejum que eu escolhi? O dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor? 6 Acaso não é este o jejum que escolhi? Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? E que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? 7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? Que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? 8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. 9 Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; 10 e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham. 12 E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar.”
Vamos analisar este texto:
Verso 3: “Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos.”
Usamos o jejum como troca e barganha com Deus, exigindo que responda nossos jejuns, mas sem haver tempo para a oração e leitura bíblica, durante o tempo de jejum, e sim trabalho, com ambição e exploração.
Verso 4: “Eis que para contendas e rixas jejuais, e para ferirdes com punho iníquo! Jejuando vós assim como hoje, a vossa voz não se fará ouvir no alto.”
Deus fica sem atender nossos jejuns e orações, quando existem divisões, brigas, competições, disputas, falta de perdão entre nós, como diz o ditado – nossa oração pára no teto.
Verso 5: “Seria esse o jejum que eu escolhi? O dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor?”
Deus rejeita meros sacrifícios de jejum, quando há pecado voluntário ou consciente. Saco era a roupa usada e cinza sobre a cabeça, eram sinais de humilhação e demonstração de jejum dos israelitas.
Verso 6: “Acaso não é este o jejum que escolhi? Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? E que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo?”
O verdadeiro jejum aceito por Deus, é sem pecado voluntário ou consciente, livre, perdoado, com amor ao próximo.
  Verso 7: “Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? Que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?”
O verdadeiro jejum aceito por Deus, é ajudando o necessitado, pois em Israel, pela lei (ThôRaH=תוֹרַה) de Moisés (MôSheH=משֶׁה), os israelitas que caiam em pobreza deveriam ser ajudados, sendo proibido pela lei haver pobres entre os israelitas.
Jejum e Oração para  Libertação do sexo fora do casamento heterossexual
Leitura Bíblica-Atos 14-20 –1 capítulo por dia e Oração 10 minutos por dia

Orientações de saúde diárias – beba 2 litros de água, coma 2 kg de alimento, faça 20 minutos de exercícios físicos e durma de 8 a 10 horas, exercite a fé e evite remédios.

Autor Jarbas Krieger – Pastor e Mestre em Teologia - Todos os Direitos Reservados Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.
Igreja Cristã Bíblica – Ano 11 – igrejacristabiblica.webnode.com