Mensagem em 21NOV2013 - Tentações para vencer pelo nascido de novo (continuação)

23/11/2013 16:13

21/11/2.013 - Tentações para vencer pelo nascido de novo:(continuação)

Tentações da natureza humana:

I Coríntios 10:13: “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”

O apóstolo Paulo ensina que somos tentados pela nossa própria natureza humana, nada sobrehumano, porém Deus nos livrará quando formos vulneráveis à pecar involuntariamente, nos dando livramento para vencer estas tentações humanas sem pecar involuntariamente.

Tentações do diabo:

Efésios 4:27: “nem deis lugar ao diabo.”

Quando vigiamos sem dar espaço para o diabo, as tentações dele serão vencidas por nós. Muitos cristãos atribuem a culpa de seus pecados ao diabo, tirando sua responsabilidade e justificando sua consciência, isto já é antigo desde o jardim delícia ('êDeN) quando o homem culpou a mulher e a mulher a serpente, portanto se fecharmos os espaços da nossa natureza humana vulneráveis ao pecado involuntário venceremos as tentações do diabo.

Há que se dizer também que o diabo está por trás de todo pecado e de todas as circunstâncias que nos levam a pecar, pois a nossa luta é contra as trevas do diabo.

Efésios 6:12: “pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as autoridades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.”

Logo temos que vigiar pois o diabo está ao nosso derredor, procurando lugar para nos tentar e nos fazer pecar involuntariamente, armando ciladas para destruir nossa comunhão com Deus e o próximo, porém Jesus, o Anjo do Senhor e seus exércitos estão ao nosso redor para nos guardar, proteger e lutar nossas batalhas espirituais.

I Pedro 5:8-9: “8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.”

Louvor 5 (Salmo 34):7 “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.”

Precisamos levar a sério o mundo espiritual das trevas e da luz, pois muitos cristãos ignoram isto, ficam alheios tratando todas as dificuldades humanamente, ou atribuindo ao destino ou vontade de Deus, mas a Bíblia Inspirada ensina que existe diabo, anjos caídos, demônios, espíritos malignos, principados, autoridades, príncipes das trevas, hostes espirituais da maldade, todos nas regiões celestiais, com a principal tarefa de atrapalhar a igreja na proclamação do evangelho dentro da sã doutrina dos apóstolos e profetas, num testemunho eficaz de santidade e serviço, usando todos os meios para promover escândalos e enfraquecer a fé das pessoas.

Entretanto podemos vencer o diabo e suas tentações, porque Cristo já o expôs à derrota, declarando a guerra ganha à igreja.

Colossenses 2:15: “e, tendo despojado os principados e autoridades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.”

Revelação 1:8: “Eu sou o a (alfa) e o ô (omega), diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”

Jesus venceu o diabo pelas Escrituras (AT):

Matthaios (Mateus) 4:1-11: “1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. 3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; 9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.”

O diabo tentou Jesus em 3 áreas humanas que tentou a mulher e o homem no 'êDeN, as mesmas que tenta nós hoje, olhos, desejos e ego, porém Jesus venceu as 3 por isto nós também podemos vencer pois estamos em Cristo, andando pelo Espírito Santo.

Autor Jarbas Krieger – Mestre em Teologia e Pastor – Todos os Direitos Reservados

JEJUM e ORAÇÃO na Semana – QUITAÇÃO DE TODAS AS DÍVIDAS

Ler 1 capítulo p/ dia Mateus 5 a 7; Romanos 13 a 16. Orar 10 minutos p/dia.

Download Estudo : Estudo Bíblico em 21NOV2013 Tentações para vencer pelo nascido de novo (continuação) .pdf (39575)