Mensagem em 17NOV2013 - Tentações para vencer pelo nascido de novo (continuação)

19/11/2013 20:42

17/11/2.013 - Tentações para vencer pelo nascido de novo:(continuação)

Tentações do pecado:

Hebreus 12:1-4: “1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. 3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. 4 Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado.”

Este texto nos revela que agora o pecado deixou de agir internamente no cristão, mas age externamente, nos rodeando, tentando nos fazer pecar e nos embaraçar. Neste processo de santificação ainda podem existir embaraços com pecados externos como, dívidas, negócios desonestos, sociedades e intimidades com cristãos nominais e sem igreja, que pode levar a viver na carnalidade e relativismo cristão, nos tornando mornos na fé, os pecados involuntários se normalizarem se tornando em pecados voluntários, gerando tristeza no Espírito Santo, coração endurecido e consciência cauterizada, podendo entrarmos em apostasia, desviarmos do evangelho, apagarmos o Espírito Santo e irmos para o inferno dentro da igreja, sendo joio no meio do trigo.

I Tessalonissenses 5:19: “Não apagueis o Espírito.”

Mateus 13:24-30, 36-43: “24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; 25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. 27 Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? 28 Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. 36 Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. 37 E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; 38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; 39 o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.”

Já que o pecado não está mais em nós, podemos vencê-lo porque vem de fora, além disso vamos vigiar para evitar todo embaraço e nos desembaraçarmos de tudo que como armadilha quer nos fazer cair no pecado.

Logo nós cristãos precisamos ler a Bíblia Inspirada para conhecer os pecados e mandamentos de Deus e tratar pecado como pecado, por mais insignificante que seja, ou por menos consequência que traga, mesmo que as pessoas não notem, mas sabermos que o Espírito Santo que habita em nós vê, sabe e conhece. Cada vez que pecarmos involuntariamente e o Espírito Santo nos avisar produzindo tristeza e perda da paz com Deus, devemos confessar, deixar e confiar no sangue de Jesus que nos dá o perdão e nos devolve a paz e a comunhão do Espírito Santo, durante nosso processo de santificação inicial e progressivo à imagem de Jesus, à perfeição cristã e por fim a perfeição celeste.

Tiago, irmão de Jesus, nos adverte que não somos tentados por Deus, mas que somos tentados pelo nosso desejo, que nos atrai e nos envolve pela nossa natureza humana, podendo ser vencido e dominado pelo Espírito Santo em nós, pois o pecado vem de fora nos tentar pelo diabo, porém se dermos brecha para o desejo, pecaremos e perderemos a comunhão com Deus, sendo nossa culpa e não do diabo, precisando do sangue de Jesus.

Tiago 1:13-16: “13 Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. 16 Não vos enganeis, meus amados irmãos.”

Autor Jarbas Krieger – Mestre em Teologia e Pastor – Todos os Direitos Reservados

JEJUM e ORAÇÃO na Semana – QUITAÇÃO DE TODAS AS DÍVIDAS

Ler 1 capítulo p/ dia Mateus 5 a 7; Romanos 13 a 16. Orar 10 minutos p/dia.

Download Estudo : Estudo Bíblico em 17NOV2013 Tentações para vencer pelo nascido de novo (continuação) .pdf (40821)