mensagem em 27mar2014 - Doutrina Bíblica sobre batismo

03/04/2014 15:00

27/03/2.014 - DOUTRINA BÍBLICA SOBRE BATISMO, PARTIR DO PÃO E CONTRIBUIÇÃO (continuação)

BATISMO:
Formas de batismo:
Imersão:
Atos 8:38-39: “38 mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.
No batismo do eunuco, os dois entraram na águ a e pela palavra “batizou”, no verso 8, entendemos pelo grego que significa em português “mergulhou, imergiu”, logo foi um batismo por imersão.

Aspersão:
Esta forma de batismo é usada pelas denominações:
Católica, Presbiteriana, Metodista, Luterana e Anglicana (Episcopal) e também estas batizam recém-nascidos, bebês, nenês e crianças e quando chegam à adolescência fazem o que chamam de crisma, confirmação e profissão de fé, que é uma declaração pública de que são cristãos. Porém inexiste qualquer texto bíblico nos Evangelhos sobre o batismo de crianças.
A maioria das outras denominações cristãs, usa a forma de batismo por imersão.
Pode o batismo ser feito no rio, lagoa, piscina, ou piscina batismal, também chamada de batistério, mas que todo o corpo do batizando seja imerso na água. “A forma original de batismo, era a completa imersão da pessoa em águas batismais, e de que por pelo menos quatro séculos, qualquer outra forma foi desconhecida ou considerada no caso de uma doença perigosa,contágio.” (Palestras Introdutórias à Teologia Sistemática – Henry C. Thiessen)

Prática do Batismo:
Jesus o ordenou.
Mateus 28:19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
Este texto diz que o pecador depois de se tornar um discípulo, deve ser batizado. Logo deve saber o que está fazendo, deve ter tido convicção de pecado e ter nascido de novo, uma criança ainda é imatura para uma decisão tão séria. Muitas igrejas estão batizando pessoas, sem evidência de ser discípulo de Cristo. Vale a pena recordar no Didaquê, livro usado pelos primeiros cristãos, conta-nos que antes do batismo, havia uma classe, nas igrejas primitivas, chamada de Catecumenos, onde o catecumeno ficava por 3 anos estudando as doutrinas dos apóstolos nos Evangelhos, para depois se batizar. Por outro lado alguns se dizem já cristãos, mas ficam sem o batismo.
Marcos 16:16: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
Toda pessoa salva por Jesus sente o forte desejo de batizar-se, porém nem todos que sentem desejo de batizar-se, evidencia que foi salvo por Jesus. Por fim, o batismo é uma ordem de Jeus para todos que nasceram de novo e são discípulos de Jesus.

Jesus deu exemplo e pediu o batismo.
Mateus 3:13-16: “13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 Então o impediu, falando ele: Eu tenho necessidade de por ti ser batizado.(tradução Jarbas Krieger) 15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. 16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele.”
É interessante que João impedia Jesus de batizar, mas Jesus pediu com firmeza que João o batizasse, para ser um exemplo para todos os seus futuros discípulos, como diz o verso 15: “ . . . Consente agora.”

Os discípulos de Jesus batizaram outros discípulos.
João 4:1-2: “1 Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João. 2 Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos.”
Uma curiosidade é que antes de Jesus dar a ordem para seus discípulos batizarem em Mateus 28:19, eles já estavam batizando sob a supervisão de Jesus.

Jejum e Oração - Leitura Bíblica - Atos 28 e Provérbios 27-31; Gálatas 1-2 - 1 capítulo por dia e 10 minutos por dia de Oração

Igreja Cristã Bíblica Ano 11 – igrejacristabiblica.webnode.com
Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados

Orientações de saúde diárias – beba  água, coma menos, faça  exercícios físicos e durma mais, exercite a fé e evite remédios.