Mensagem em 20dez2013 - Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação)

20/12/2013 18:48

Estudo Bíblico em 20dez2013 - Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação)Valores da oração:

Traz refrigério:

Louvor 34 (Salmo 23):3: “3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.”

Este Louvor diz que Deus refrigera nossa alma. O refrigério que alcançamos de Deus vem pela oração, a oração nos leva ao ponto de ebulição, quando está muito quente, o vapor das águas sobem, formando as nuvens, que quando cheias e levadas pelo vento, se chocam trazendo raios, trovões e as chuvas caem trazendo refrigério à terra quente; assim é a oração, quando estamos preocupados, aflitos, anciosos e sofrendo, a nossa oração é o vapor que sobe até o trono de Deus, formando nuvens de oração e o vento do Espírito Santo as chocam, trazendo raios, trovões e as chuvas de bençãos caem trazendo refrigério à nossa alma.

Apocalipse 8:3-5: “3 Veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. 4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. 5 Depois o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o lançou sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.”

Quando entregamos nossas ansiedades e preocupações a Deus na oração, nos aquietamos e esperamos porque Deus cuida de nós, pois na maioria das vezes, foge das nossas mãos resolver as coisas e só nos resta uma saída, esperar o favor, a benção e a promessa do Senhor à nós e a confiança que Deus cuidará e fará por nós o que não podemos fazer.

I Pedro 5:7: “7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

Na angústia temos a intercessão do Espírito Santo

Romanos 8:26-27: “26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.”

Quando estamos angustiados, atribulados, caídos, nos sentindo derrotados, como se Deus nos tivesse abandonado, ficando sem forças para orar, nestes momentos devemos ir para oração e ficarmos o tempo que reservamos para Deus, mesmo sem ter nada para dizer, aí neste instante “o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26.

Ou seja, estamos gemendo por dentro pelas tentações e sofrimentos que passamos sem termos palavras para expressar, isto são “gemidos inexprimíveis”. “E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.” Romanos 8:27.

Os santos somos nós, que temos este maravilhoso Espírito Santo para interceder por nós.

Relógio da Oração:

Petição tempo tempo Agradecimento

Intercessão tempo tempo Louvor e Adoração

Este é um modelo de tempo para os tipos de oração, distribuindo nosso tempo em 4 partes e dedicarmos uma parte para cada tipo de oração. Na petição incluir um tempo para entregarmos nossas ansiedades a Deus e um tempo para confissão de algum pecado involuntário que nos lembramos.

Passos da Oração:

Confissão:

I João 1:10: “Se disséssemos que não temos cometido e ainda continuamos não cometendo pecado, mentiroso fazemos ele e a palavra dele não está em nós.”(tradução literal Jarbas Krieger)

Louvor 72 (Salmo 139):23-24: “23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.”

Podemos iniciar nosso período de oração pedindo para Deus nos sondar e ver “se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.” Louvor 72 (Salmo 139):24.

Examinando-nos, se vier à nossa memória algum pecado involuntário, de ignorância por não sabermos ou omissão por desconhecermos, por palavras faladas, sentimentos, olhares, atitudes, palavras ouvidas, devemos então confessá-lo, pedindo a santificação e a libertação deste pecado, mencionando os nomes pedindo perdão ao Pai Celestial, crendo sempre na purificação do sangue de Jesus Cristo.

I João 1:7: “7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.”

Autor Jarbas Krieger – Mestre em Teologia e Pastor – Todos os Direitos Reservados –Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.

JEJUM E ORAÇÃO NA SEMANA – LIVRE DE ALUGUEL E PRESTAÇÃO DE MORADIA

LER 1 CAPÍTULO P/ DIA MATEUS 15 A 21. ORAR 10 MINUTOS P/DIA.

download Estudo : Estudo Bíblico em 20dez2013 - Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação)Valores da oração-.pdf (39825)