Mensagem em 12dez2013 - Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação)

20/12/2013 18:44

Estudo Bíblico em 12dez2013 -  Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação)

Tipos de oração:

Adoração e louvor:

Louvor 12 (Salmo 96):1-13: “1 Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra. 2 Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação. 3 Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas. 4 Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; ele é mais temível do que todos os deuses. 5 Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus. 6 Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário. 7 Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. 8 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios. 9 Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra. 10 Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado. Ele julgará os povos com retidão. 11 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude. 12 Exulte o campo, e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque 13 diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade.”

Louvor 40 (Salmo 29):1-11: “1 Tributai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, tributai ao Senhor glória e força. 2 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor vestidos de trajes santos.

Podemos adorar e louvar a Deus, não só através das músicas nas reuniões, mas também na oração.

Adorar a Deus é dizer o que Deus é – te adoro Senhor porque És Santo, Grande, Bom, Amor, Rei, Majestoso, Dominador, Soberano,Supremo, Excelso, Magnífico – etc.

Louvar a Deus é dizer o que Deus faz – te louvo Senhor pela salvação, perdão, sustento, família, igreja, dons – etc.

Agradecimento

I Tessalonicenses 5:18: “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Efésios 5:20: “sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Agradecer é especificar o que Deus nos concede através de Suas bençãos e promessas, nos dando gratuitamente pela Sua graça.

Muitas vezes só lembramos de agradecer o alimento e ainda assim pedimos para que nunca falte e estamos de novo pedindo invés de só agradecermos. Precisamos ter tempo na oração durante a devocional para agradecermos mais a Deus.

Petição

Efésios 3:20: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.”

I João 5:14: “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.”

Mateus 7:7-8: “7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.”

É a oração em que pedimos somente por nós, que oramos a maioria do nosso tempo de oração. Se orarmos mais no tipo de oração de petição por nós, venceremos sózinhos com Deus sem precisarmos pedir que outros orem por nós, pois quando isto acontece é porque a pessoa está orando pouco ou nada, por isto se torna o cristão “seis ora” por mim, invés dele orar a Deus pois o caminho foi aberto ao Pai celestial por Jesus na cruz e temos acesso direto ao Pai sem precisarmos que outros santos vivos orem por nós.

Hebreus 10:19-22: “19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.”

Romanos 8:15: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: abba (origem aramaica 'aBh), o Pai!”

Intercessão

Tiago 5:16: “Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.”

I Timóteo 2:1: “Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens.”

Mateus 9:38: “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”

É quando oramos por outros, se colocando no lugar de outros, isto é interceder.

Em línguas com interpretação

I Coríntios 14:2, 4, 9, 13, 14, 39: “2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. 4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. 13 Por isso, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar. 14 Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero. 39 Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas.”

Quando nos reunimos como igreja e alguém orar em línguas por ter o dom, deve ser permitido sem proibir, que seja por alguns minutos para ver se há interpretação se o que está orando tiver o dom de interpretação de línguas ou por outro que tenha o dom de interpretação de línguas ou ainda se no momento alguém recebe o dom de interpretação de línguas.

Caso não haja interpretação, baixe a voz e ore consigo mesmo e com Deus.

download Estudo : Estudo Bíblico em 12dez2013 - Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação).pdf (41400)