mensagem 5/6/2014

06/06/2014 11:08

05/06/2014 - DOUTRINA BÍBLICA SOBRE CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA

Contribuições Financeiras nos Evangelhos:
             As igrejas devem sustentar os ministros:
             Para não gemerem pelo aperto financeiro, enfrentando necessidades e escassez.
             Hebreus13:17: “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não apertado pois prejudicial para vós isto.” (sublinhado tradução Jarbas Krieger)
            O dinheiro arrecadado na igreja sempre foi administrado pelos apóstolos e depois pelos anciãos e bispos, hoje pastores, nunca pelos membros da igreja. Depois dos pastores estarem supridos, os diáconos como auxiliares distribuem o dinheiro para o sustento do diácono e entre os irmãos necessitados, sob a supervisão do pastor, se houver necessitados,  senão o dinheiro vai para a evangelização, ou se tiverem novos pastores para a multiplicação da igreja, com 100 pessoas  e se tiver novos evangelistas para expandir a igreja em outros municípios, para o sustento destes evangelistas.
            Atos 4:34-37: “34 Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35 E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade. 36 então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre, 37 possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.”
            Atos 6:1-7: “1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5 O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, 6 e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos. 7 E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé.”
           I Timóteo 3:8-13: “8 Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 9 guardando o mistério da fé numa consciência pura. 10 E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis. 11 Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. 13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.”
          Todos os cristãos regenerados vivem pela fé, pois o justo viverá pela fé, o que é rico e o que é de baixa renda, tanto o que trabalha integral na obra de Deus e vive dos dízmos e ofertas como o que trabalha secularmente e vive de sua renda, todos vivem pela fé. Esta expressão viver pela fé, tem sido interpretada erroneamente e evangelistas e pastores são criticados, achando que devem viver sem salário da igreja e ainda afirmam que Jesus e os apóstolos não tiveram salário. Então por que o apóstolo Judas Iscariotes era o tesoureiro do ministério que Jesus fundou ? Jesus e os apóstolos deixaram seus empregos para se dedicarem integralmente ao Evangelho, Jesus deixou a indústria de móveis, Pedro, André, Tiago e João deixaram a empresa de pesca, Mateus deixou de ser fiscal da receita federal, Simão deixou a política, Paulo deixou a construtora, Barnabé deixou o templo, Lucas deixou a medicina, etc. A questão de viver pela fé, não tem nada a ver com a questão financeira dos cristãos e ministros, é questão de salvação, santificação, cura e etc, que é pela fé em Deus. Muitos ministros dizem às vezes – estou vivendo pela fé, dependo só de Deus e não da igreja – esta afirmação está errada, pois o dinheiro que chega às suas mãos, são os cristãos que contribuem, através dos dízimos e ofertas para seu sustento. Logo, Deus usa a igreja para sustentar seus ministros, entretanto se a igreja falhar, Deus usará outros meios para sustentar seus ministros, como os incrédulos, animais, como Elias foi sustentado pelos corvos, a natureza, João foi sustentado por mel e gafanhotos, no deserto Deus mandava aves e farelo para sustentar milhares de pessoas por dia.

Jejue uma refeição por semana – Leitura bíblica 1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários

Orientações de saúde – beba água, coma menos,  durma mais, exerça fé e evite remédios, lave as mãos e exercite-se.

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia