mensagem 29/05/2014

06/06/2014 11:02

                                                              29/05/2.014 – DOUTRINA  BÍBLICA  SOBRE  CONTRIBUIÇÃO  FINANCEIRA

                                      Contribuições Financeiras nos Evangelhos:

                                 Prioridades das contribuições na igreja:
                                Caixa único, não tem contribuições específicas, tudo vai para um caixa e distribuído conforme prioridades da Igreja.

 

                                1ª prioridade - Sustentar o ministério cristão:
                                Viver pela fé, na dependência exclusiva de Deus, para o sustento, que vem através da igreja e das pessoas que são tocadas por Deus, pois foi ensinado por Jesus.
                                Mateus 10:9-10: “9 Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; 10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento.”
                               As pessoas da igreja  precisam hospedá-los e sustentá-los financeiramente.
                               Marcos 6:10: “Dizia-lhes mais: Onde quer que entrardes numa casa, ficai nela até sairdes daquele lugar.”
                               Lucas 10:7: “Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa.”
                              Casa aqui significa o lugar onde a igreja se reunia.
                              É ordenado pelo Senhor para as igrejas sustentarem os ministros para que vivam do evangelho.
                              I Coríntios 9:3-14: “3 Esta é a minha defesa para com os que me acusam. 4 Não temos nós direito de comer e de beber? 5 Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? 6 Ou será que só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? 7 Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? 8 Porventura digo eu isto como homem? Ou não diz a lei também o mesmo? 9 Pois na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi quando debulha. Porventura está Deus cuidando dos bois? 10 Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto. 11 Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as matérias? 12 Se outros participam deste direito sobre vós, por que não nós com mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. 13 não soubestes e ainda não sabeis porque os que estão operando os sagrados do templo comem, os pelo altar que estão assistindo pelo altar estão sendo participados? (tradução Jarbas Krieger) 14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.”
                           As igrejas devem sustentar os ministros e o suficiente para toda a sua família.
                           I Coríntios 9:5: “Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
                           Observe que o apóstolo Paulo dá a entender que os outros apóstolos que tinham família recebiam sustento para toda a família, com isto, hoje os ministros de Deus que estão à serviço da igreja, pastores, evangelistas e até diáconos, se houver necessidade, devem ter o sustento para eles e toda a família.
                          As igrejas devem sustentar os ministros sem reclamação, pois é natural e bíblico o sustento do trabalhador,  especialmente os que trabalham no estudo e no ensino.
                          I Timóteo 5:17-18: “17 Os honradamente governando, continuem governando, anciãos de dobrado preço sejam julgados dignos, especialmente os que labutando no estudo (palavra) e ensino. 18 Disse pois a Escritura: um  boi debulhando não calarás e merecedor o trabalhador do salário dele.”(tradução Jarbas Krieger)
                        O verso 17 diz  dobrado preço, ou seja, para os anciãos ou pastores, pois governam, cuidam das finanças, estudam a Palavra de Deus a Bíblia Inspirada e ensinam, são merecedores do dobro do salário, que são os dízimos e ofertas, com bom senso de evitar a ganância e avareza de ficar rico.
                        I Timóteo 6:3-10: “3 Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 4 é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, 5 disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro; 6 e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento. 7 Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; 8 tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes. 9 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. 10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”
                       Gálatas 6:6: “E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui.”
                       Filipenses 4:10-19: “10 Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. 11 Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. 12 Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. 13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece. 14 Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. 15 Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; 16 porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades. 17 Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. 19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”

 

  Devocional Semanal:
Jejue uma refeição por semana – Leitura bíblica 1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários

Orientações de saúde – beba água, coma menos, durma mais, exerça fé e evite remédios, lave as mãos e exercite-se.

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia
Todos os Direitos Reservados
Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.