mensagem 27/04/2.014

28/04/2014 21:54

27/04/2.014 – DOUTRINA  BÍBLICA  SOBRE  PARTIR   DO   PÃO

O modo Bíblico de participar do partir do pão:

Não podemos perder de vista o grande significado do Partir do  Pão e sua sinceridade.
                                                   Atos 2:46: “assim o dia, tanto estando perseverando de comum acordo no templo, tanto partindo em casa o pão, tomavam do alimento com alegria e sinceridade de coração.”(tradução Jarbas Krieger)
                                                   Sinceridade está demonstrada numa vida cristã autêntica de benevolência e alegria, que reflete em estarmos regularmente nas reuniões da igreja, unidos na mesma fé doutrinária e sua obediência, conforme nos ensina os Evangelhos de Jesus Cristo, tendo comunhão com todos os irmãos, membros da igreja, o corpo de Cristo, sem diferenças de cor, raça, cultura, nível intelectual, posição social e economica e numa vida constante e diária de oração, para que Deus nos capacite a praticar Seus mandamentos, pela leitura bíblica diária que fazemos e os ensinos bíblicos que recebemos nas reuniões e isto até com jejuns semanais. Com isto, ao participarmos do partir do pão, podermos realmente estar inseridos no Corpo e Sangue do Senhor Jesus, que nos fez sermos Sua igreja, justificados, regenerados e perdoados de todo pecado, no passado, presente e futuro.

Pode ser celebrada em qualquer dia ou hora, local reservado só para os membros da igreja para evitar condenação para os que ainda não  discernem o corpo de Cristo, mensal, semanal ou quantas vezes quiser, pois é uma refeição de comunhão com os irmãos da igreja.
                                              Atos 20:7, 11: “7 No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite. 11 Então subiu, e tendo partido o pão e comido, ainda lhes falou largamente até o romper do dia; e assim partiu.”
                                              Foi numa madrugada de 2ª feira. O importante é saber que o partir do pão, é para os membros da igreja, em plena comunhão com o corpo de Cristo onde se reune e com Jesus, evidenciando sua salvação e testemunho público e assim participa pela fé do corpo e sangue de Cristo, como símbolo da obra redentora da Cruz.
                                            João 6:53-57, 63: “53 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. 63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; os discursos que eu vos tenho pregado espírito é e vida é.”(sublinhado tradução Jarbas Krieger)
                                           I Coríntios 11:24-25: “24 e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.”

O Corpo de Cristo se refere à Igreja e o sangue de Cristo corre no corpo, na igreja, nos dando vida com Deus pela purificação de toda impureza.
                                           Por ser uma ceia, um partir de pão e beber de cálice ou suco de uva, passa a ser também uma refeição, lembrando o fato que o pão e suco de uva era a refeição comum da época dos Evangelhos, como hoje arroz e feijão para os brasileiros, por isto devemos desmistificar a ceia ou partir do pão e ver como festa de salvação, comendo não 1 pedacinho de pão ou 1 copinho de suco de uva, mas como no início da igreja, uma refeição.

Judas 12: “Estes são os escolhidos em vossos agápes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas;”
                                           Sem embriaguês e comilança, mesmo porque os versículos que falam da ceia ou do partir do pão não aparece à palavra vinho, mas cálice e fruto da videira, dando base para não fermentação e não alcoólico, pois o apóstolo Paulo condenou a embriaguês dos coríntios.
                                            I Coríntios 11:20-22: “20 De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor; 21 porque quando comeis, cada um toma antes de outrem a sua própria ceia; e assim um fica com fome e outro se embriaga. 22 Não tendes porventura casas onde comer e beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.”

Jejum  – Leitura Bíblica 1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários

Orientações de saúde diária – beba água, coma menos, durma mais, faça exercícios físicos, exercite a fé e evite remédios.

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados - Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.