mensagem 24/04/2.014

28/04/2014 21:47

24/04/2.014 – DOUTRINA  BÍBLICA  SOBRE  PARTIR   DO    PÃO

                                                         O modo Bíblico de participar do partir do pão:

                                                         Devemos nos julgar para participar do partir do pão.
                                                         I Coríntios 11:31:“Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.”
                                                         Cada um deve se julgar para participar do partir do pão, pois cada um é julgado pelo Senhor. Se o crente está em pecado e mesmo assim participa do partir do pão, ele será corrigido pelo Senhor, para deixar o pecado.
                                                         Alguns tem usado como método de disciplina para os que pecam e isto vem à tona, impedi-los de participarem do partir do pão, por um tempo determinado, até que mostre mudança. Porém isto está sem embasamento bíblico, pois o argumento destes é que, aquele que pecou “sinta” que pecou contra o corpo de Cristo e seja impedido de comer o pão e o suco de uva.
                                                        Será que o crente que peca, sendo isto revelado e reconhece, renunciando este pecado, se acertando com Deus e a igreja e as pessoas envolvidas fora da igreja, ainda deve ser impedido de participar do partir do pão por um tempo determinado? Se assim o fizermos já estamos excluindo ele da igreja, pois a prova que ele é membro da igreja, além do rol de membros, é de participar do partir do pão, sendo impedido da mesa do Senhor, já não é mais da igreja, perdeu a comunhão sendo excluído do corpo de Cristo, pois lembrando, o batismo e o participar do partir do pão são os símbolos de entrada no céu e no corpo de Cristo, confirmando a salvação do crente.
                                                        Agora, se o irmão(ã) pecar, reconhecer e renunciar, deve ser disciplinado, ou seja, um tempo determinado para acompanhamento, pois disciplina é ajuda, ensino, correção, até ser restaurado e durante este período deve continuar a participar do partir do pão, mas se demonstrar falta de reconhecimento e renuncia ou continuar no pecado, depois de ajudado por 1, 2 ou 3 e a igreja, aí sim deve ser excluido e impedido de participar do partir do pão.
                                                      Mateus 18:15-17: “15 Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; 16 mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. 17 Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano.”
                                                     I Coríntios 5:3-5, 11-13: “3 Eu, na  verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que cometeu este ultraje. 4 Em nome de nosso Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus, 5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 11 Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for fornicário, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais. 12 Pois, que me importa julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro? 13 Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai esse iníquo do meio de vós.”
                                                    II Tessalonicenses 3:6, 14-15: “6 mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes. 14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai-o e não tenhais relações com ele, para que se envergonhe; 15 todavia não o considereis como inimigo, mas admoestai-o como irmão.”
                                                   Mas sempre que o excluído quiser voltar e reintegrar à igreja, já tudo acertado e resolvido, devemos perdoá-lo e retornará a participar do partir do pão, pois quando tiramos o partir do pão do faltoso, já o excluímos do corpo de Cristo e do sangue perdoador de Cristo. Quem não tem pecado atire a pedra e impeça seu irmão que pecou e acertou, de  participar do partir do pão! Até aquele que foi tirado da igreja em Corínto, depois volta à comunhão da igreja.
                                                  II Coríntios 2:5-7: “5 Ora, se alguém tem causado tristeza, não me tem contristado a mim, mas em parte (para não ser por demais severo) a todos vós. 6 Basta a esse tal esta repreensão feita pela maioria. 7 De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja devorado por excessiva tristeza.”
Em caso de prática de crime contra a legislação vigente, as vitimas que forem membros ou frequentadores da igreja, podem dar queixa, mesmo que seja a primeira vez, ainda que o praticante fique como membro disciplinado e vá preso, será acompanhado, a menos que não queira.

 

                                                Deus nos julga e nos corrige.
                                                I Coríntios 11:32: “quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo.”

 

                                                Devemos nos examinar.
                                                I Coríntios 11:28: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.”
                                                Reconhecer onde pecamos e acertar, depois podemos comer o pão e beber o suco de uva, mas se ainda assim achar melhor não participar então não participe, até estar em paz, ou procure ajuda.

 

                                               Jejum  – Leitura Bíblica 1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários

                                               Orientações de saúde diária – beba água, coma menos, durma mais, faça exercícios físicos, exercite a fé e evite remédios.

                                               Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados -  Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.