mensagem 11/05/2014

21/05/2014 14:08

11/05/2.014 – DOUTRINA  BÍBLICA  SOBRE  CONTRIBUIÇÃO  FINANCEIRA

                                                Nas Escrituras:

 

                                O lugar para entregar os dízimos e ofertas:


                                No tabernáculo, de Moisés até Davi, ou no lugar onde estivesse parada a arca da aliança.
                                Deuteronômio - grego  (Estas As Palavras - hebraico) 12:5, 11: “5 mas recorrereis ao lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos para ali pôr o seu nome, para sua habitação, e ali vireis. 11 Então haverá um lugar que o Senhor vosso Deus escolherá para ali fazer habitar o seu nome; a esse lugar trareis tudo o que eu vos ordeno: os vossos holocaustos e sacrifícios, os vossos dízimos, a oferta alçada da vossa mão, e tudo o que de melhor oferecerdes ao Senhor em cumprimento dos votos que fizerdes.”   
                                 I Samuel 1:3: “De ano em ano este homem subia da sua cidade para adorar e sacrificar ao Senhor dos exércitos em Siló. Assistiam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.”

 

                            No templo em Jerusalém após o rei Salomão.
                            II Crônicas  (Palavras dos Dias II- hebraico ) 7:12: “E o Senhor apareceu de noite a Salomão e lhe disse: Eu ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.”
                            Malaquias 3:10: “Trazei vós, a todo o dízimo, para casa do depósito, e terá, sustento, na minha casa, e me experimentai, peço, nesta, disse o Senhor dos exércitos; senão, abrirei, para vós, as comportas, dos céus, e eu mandar despejar, para vós, benção, até o suficiente não falta. (tradução Jarbas Krieger)
                            Deus manda trazer os dízimos e ofertas no templo para sustento dos sacerdotes e levítas e realizar as leis cerimoniais de sacrifícios.
                            Hoje os cristãos trazem os dízimos e ofertas onde se reunem ou diretamente aos seus pastores para os sustentarem e realizarem o ministério pastoral e diaconia na igreja.

                            No templo anualmente no pós exílio.
                            Neemias (Esdras&Neemias 15 - ordem cronológica) 10:35-37a, 38b-39: “35 Também nos obrigamos a trazer de ano em ano à casa do Senhor as primícias de todos os frutos de todas as árvores; 36 e a trazer os primogênitos dos nossos filhos, e os do nosso gado, como está escrito na lei, e os primogênitos das nossas manadas e dos nossos rebanhos à casa do nosso Deus, aos sacerdotes que ministram na casa do nosso Deus; 37 e as primícias da nossa massa, e as nossas ofertas alçadas, e o fruto de toda sorte de árvores, para as câmaras da casa de nosso Deus. 38  e os levitas devem trazer o dízimo dos dízimos à casa do nosso Deus, para as câmaras, dentro da tesouraria. 39 Pois os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer ofertas alçadas dos cereais, do mosto e do azeite para aquelas câmaras, em que estão os utensílios do santuário, como também os sacerdotes que ministram, e os porteiros, e os cantores; e assim não negligenciarmos a casa do nosso Deus.”
                        Depois que voltaram da Babilônia, os israelitas traziam as primícias e ofertas de ano em ano no templo aos sacerdotes, bem como os levitas deveriam trazer os dízimos dos dízimos aos sacerdotes para o sustento deles e para as leis cerimoniais dos sacrifícios.

 

                          Nas cidades dos levitas a cada três anos.
                          Números (Em Deserto - hebraico) 35:6-7: “6 Entre as cidades que dareis aos levitas haverá seis cidades de refúgio, as quais dareis para que nelas se acolha o homicida; e além destas lhes dareis quarenta e duas cidades. 7 Todas as cidades que dareis aos levitas serão quarenta e oito, juntamente com os seus arrabaldes.”
                         Deuteronômio (Estas As Palavras -hebraico) 12:12: “E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus, vós, vossos filhos e vossas filhas, vossos servos e vossas servas, bem como o levita que está dentro das vossas portas, pois convosco não tem parte nem herança.”
                        Deuteronômio (Estas As Palavras - hebraico) 14:27-29: “27 Mas não desampararás o levita que está dentro das tuas portas, pois não tem parte nem herança contigo. 28 Ao fim de cada terceiro ano levarás todos os dízimos da tua colheita do mesmo ano, e os depositarás dentro das tuas portas. 29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem.”
                        Deuteronômio (Estas As Palavras - hebraico) 26:12: “Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita do terceiro ano, que é o ano dos dízimos, dá-los-ás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem.”
                        Neemias (Esdras&Neemias 15 - em ordem cronológica) 10:37b: “e os dízimos da nossa terra aos levitas; pois eles, os levitas, recebem os dízimos em todas as cidades por onde temos lavoura.”
                        Da colheita do ano, pois no próximo ano semeava, no 2º ano colhia e no terceiro ano levavam os dízimos e ofertas, ou vendiam e entregavam os dízimos e ofertas.
                        Estas cidades estavam espalhadas por todo o Israel em todas as tribos, ou estados, destas 48, 6 eram de refúgio, para quem matou num acidente sem intenção de matar, como homicídio culposo, ficava vivendo nesta cidade sem poder sair dela, como uma prisão preventiva, se saísse e o vingador da vítima o encontrasse e o matasse seria livre da pena de morte.

                      Promessa de repreender o devorador e prosperar.
                      Malaquias 3:11-12: “11 Assim repreendi, para vós, contra o devorador; e não destruirá, para vós, ao fruto, do solo; e não será destituída, para vós, a vinha, no campo; disse o Senhor, dos exércitos. 12 Então vos chamaram, muito felizes, todas as nações; porque vós sereis, uma terra deleitável, disse, o Senhor, dos exércitos.”(tradução Jarbas Krieger)

 

                      Abrão e Jacó seu neto, já praticavam o dízimo antes da lei de Moisés. 
                      Genesis (Em Princípio - hebraico) 14:18-20: “ 18 E Malquisedeque (MalKîÇeDheQ), rei, da paz, fez que alguém trouxesse publicamente, pão, e vinho; e ele, sacerdote, para o Deus altíssimo. 19 E abençoou-o muito, e disse: bendito,  Abrão ('aBhRôM), do Deus, Altíssimo, dono, dos céus, e terra. 20 e bendito, Deus, Altíssimo; que brutalmente entregou, teus inimigos, em tuas mãos; e deu para ele, dízimo, do todo.”(tradução Jarbas Krieger)
                     Genesis (Em Princípio - hebraico) 28:20-22: “20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, 21 de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, 22 então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.”

 

Devocional Semanal:

Jejum  – Leitura Bíblica 1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários

 

Orientações de saúde diária – beba água, coma menos, durma mais, faça exercícios físicos, exercite a fé e evite remédios.

 

Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados
Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.