mensagem em 06abr2014 - Doutrina Bíblica sobre o partir do pão

09/04/2014 14:00

06/04/2.014 – DOUTRINA  BÍBLICA  SOBRE  PARTIR   DO    PÃO

                    Definição:
                    Aparece como partir do pão e beber o cálice.
                    Mateus 26:26-27, 29: “26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; este é o meu corpo. 27 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. 29 Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai.”
                    Beber o cálice, o fruto da videira, ou seja, suco de uva, sem referência à vinho que é fermentado e alcóolico.
                    Marcos 14:22, 23, 25: “22 Enquanto comiam, Jesus tomou pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, dizendo: Tomai, este é o meu corpo. 23 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho; e todos beberam dele. 25 Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da videira, até aquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.”
                    Lucas 22:17-19: “17 Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; 18 porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. 19 E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Este é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.”
                    Novamente sem referência à vinho, mas ao fruto da videira,  suco de uva.
                    Jesus foi acusado de comilão e beberrão de vinho, porém não prova que bebeu vinho, e sim suco de uva.
                    Mateus 11:19: “ Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelos seus filhos.”
                    Lucas 7:34: “veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores.”
                    Nem no casamento em Caná, pois pediu que o mestre sala provasse.
                   João 2:8: “Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram.”

                    Aparece como ceia.
                   João 13:2: “Enquanto ceavam, tendo já o diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse.”

                     Aparece como partir do pão.
                    Atos 2:, 46: “42  e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 46 assim o dia, tanto estando perseverando de comum acordo no templo, tanto partindo em casa o pão, tomavam do alimento com alegria e sinceridade de coração.” (verso 46 tradução Jarbas Krieger)
Atos 20:7, 11: “7 No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite. 11 Então subiu, e tendo partido o pão e comido, ainda lhes falou largamente até o romper do dia; e assim partiu.”

                     Aparece com ceia do Senhor.
                    I Coríntios 11:20: “De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.”

                     Aparece como comer o pão e beber o cálice.
                    I Coríntios 11:26-29: “26 Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. 27 De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. 29 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor.”

                    Composição:
                    É composta de dois elementos – pão e suco de uva,  que simbolizam o corpo e sangue de Cristo, o corpo partido na cruz = pão e o sangue derramado na cruz = suco de uva.

 

Jejum e Oração – Leitura Bíblica Gálatas 3-6; I Tessalonicenses 1-3 
1 capítulo por dia – Oração 10 minutos diários
Orientações de saúde diária – beba água, coma menos, durma mais, faça exercícios físicos, exercite a fé e evite remédios.
Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados
Proíbida a Reprodução sem autorização prévia do autor.