Mensagem em 27fev2014 - Jejum (continuação)

28/02/2014 11:22

27/02/2014 – Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação)
JEJUM
Maneiras de Jejuar:
  Maneiras certas de jejuar:
Quando é feito para Deus não para homens. Precisamos entender que tudo que fazemos em nome de Deus reflete no mundo espiritual, inclusive nosso jejum. Por isto devemos jejuar com discrição e segredo, nós e Deus, evitando todo tipo de demosntração durante o jejum, como cansaço, anunciando que estamos jejuando, etc., mas nos apresentarmos aos outros como se estivéssemos bem alimentados, fazendo nosso jejum em secreto e em secreto nosso Pai Celestial nos recompensará.
Mateus 6:16-18: “16 Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18 para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”
Outra  maneira certa de jejuar, quando é feito com verdadeiro arrependimento e quebrantamento.
Joel (Yô'êL) 2:12-13, 15-18: “12 Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. 15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene; 16 congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo. 17 Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? 18 Então o Senhor teve zelo da sua terra, e se compadeceu do seu povo.”
Vemos que o profeta Joel (Yô'eL) ordena o arrependimento profundo com jejuns, pois com jejum, o povo estaria realmente demonstrando, sua dependência e humilhação a Deus, no verso 12: “Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.”
No verso 17 diz: “17 Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio (vergonha), para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?”
Vemos que a obediência dos ministros do Senhor, em jejuar, orar e interceder, se tornou eficaz e poderosa, a ponto de Deus responder rapidamente no verso 18: “Então o Senhor teve zelo da sua terra, e se compadeceu do seu povo.”
Também, vemos que o profeta Joel (Yô'eL), ordena um jejum, com todo o povo de Deus, no verso 15: “Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.”
Então os resultados são alcançados, pela profecia de promessas:
Joel (Yô'êL) 2:19, 22-26, 28-32: “19 E o Senhor, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, o vinho e o azeite, e deles sereis fartos; e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações; 22 Não temais, animais do campo; porque os pastos do deserto já reverdecem, porque a árvore dá o seu fruto, e a vide e a figueira dão a sua força. 23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes. 24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite. 25 Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós. 26 Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca será envergonhado.  28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; 29 e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. 30 E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. 31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. 32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; pois no monte Sião e em Jerusalém estarão os que escaparem, como disse o Senhor, e entre os sobreviventes aqueles que o Senhor chamar.”
Jejum e Oração para Libertação de ansiedade, nervosismo, glutonaria, bebida alcoólica, tabagismo, energéticos, excessos de refrigerantes, sucos e cafeína (café, chá, chimarrão, terere, refrigerantes de cola)
Leitura Bíblica- Atos 7-13 e Oração 10 minutos por dia

Orientações de saúde diárias – beba 2 litros de água, coma 2 kg de alimento, faça 20 minutos de exercícios físicos e durma de 8 a 10 horas, exercite a fé e evite remédios.

Autor Jarbas Krieger – Pastor e Mestre em Teologia - Todos os Direitos Reservados
Igreja Cristã Bíblica – Ano 11 – igrejacristabiblica.webnode.com