Mensagem em 14NOV2013 - Tentações para vencer pelo nascido de novo

15/11/2013 12:52

15/11/2.013 - Tentações para vencer pelo nascido de novo:

Luta de carne contra o Espírito:

Gálatas 5:16-23, 26: “16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia. 20 idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, facções, dissensões, partidos, 21 invejas, homicídios, bebedices, orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é: benevolência, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé. 23 mansidão, domínio próprio; contra estas coisas não há lei. 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”

Vemos neste texto dois opostos a carne e o Espírito, que guerreiam entre si.

Precisamos entender que agora no processo de santificação não temos mais a natureza de pecado em nós, pois esta já foi vencida e destruída na cruz no ato do novo nascimento.

Ainda resta nosso caráter que foi estragado pelo pecado e que agora está no processo de santificação para chegarmos ao caráter de Cristo, ou seja, sermos moldados à vontade, pensamentos e sentimentos de Cristo.

A carne, a natureza humana, os 6 sentidos, o caráter, se opõe ao Espírito Santo que assumiu o lugar do pecado e do eu, que foram crucificados, enchendo no nosso espírito para nos dominar totalmente com a Sua Presença, para podermos obedecer os mandamentos bíblicos.

Isto implica em alterações marcantes no nosso estilo de vida, que era impregnado para fazer todos os desejos da carne, ou seja, da nossa natureza humana e satisfazê-los, sem dar satisfação espiritual a nenhum deus, pois éramos extremamente egoístas e amantes de nós mesmos.

Esta luta foi vencida pelo Espírito Santo em nós aqui na terra, pondo um fim, pois Ele nos controla, apesar das tentações constantes para vencermos que só terminarão no céu.

Precisamos negar nossa carne, tomar a cruz da renúnica e seguirmos nesta santificação até a perfeição cristã, recebendo a fé de que nossa carne também foi crucificada com Cristo com seus desejos ardentes de satisfazê-la quando fomos unidos a Cristo.

Gálatas 5:24-25: “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.”

Tentações do mundo:

I João 2:15-17: “15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. 17 Ora, o mundo passa, e a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.”

Esta é outra tentação para vencermos, o mundo. Muitos cristãos tem atribuído mundanismo como, esporte, praia, televisão, cinema, parque de diversões, teatro, calça comprida feminina, pintura, bijuterias e cortar cabelo na mulher, barba no homem, isto não é mundanismo, mas atividades de lazer, entretenimento e uso de cada um, a menos que seja para promover sensualidade, assistir programas censurados, indecentes, ou que tomam o lugar e o tempo de Deus, aí é idolatria.

O apóstolo João vai além, ele diz que mundanismo é satisfazer os desejos da carne (visto no item anterior).                   Os desejos dos olhos, como apego ao dinheiro e coisas materiais, avareza, ambição, que tornam-se idolatrias, cobiçar o que é do próximo.

Ter orgulho, ser egoísta, soberbo, desejo de fama, de popularidade, de ser adorado, auto divinizar-se, as vezes pisando no próximo para alcançar o topo do poder e status, sendo este o pecado de lúcifer e 1/3 dos anjos caídos, que caíram do céu, tornando-se satanás e demônios.

Jesus foi tentado nestas 3 áreas pelo diabo:

pedras em pão, o desejo da carne;

se jogar do alto do templo e ser socorrido pelos anjos de Deus, a soberba da vida;

e tornar-se dono do mundo, cobiça dos olhos, porém Jesus venceu todas.

Muitos cristãos caem nestes 3 tipos de mundanismo, a sensualidade, o dinheiro e o orgulho. São tentações que podemos vencer, pois recebemos a fé de que o mundo morreu para nós e nós para o mundo e esta é a fé que vence o mundo.

Gálatas 6:14: “ Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.”

I João 5:4: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

Autor Jarbas Krieger – Mestre em Teologia e Pastor – Todos os Direitos Reservados

JEJUM e ORAÇÃO na Semana – Jesus salvar pessoas no cristianismo

Ler 1 capítulo p/ dia Habacuque e Atos 1 a 4. Orar 10 minutos p/dia.

Igreja Cristã Bíblica – 10 anos – igrejacristabiblica.webnode.com