Mensagem em 30OUT2013 - Pecado Involuntário (continuação)

30/10/2013 19:19

Pecado Involuntário:

São pecados não premeditados que podemos cometer.

I João 1:8-10: “ 8 Se disséssemos que pecado não temos, nós mesmos fomos enganados e a verdade não está em nós. 9 Se confessássemos os pecados de nós, fiel ele é e justo para que perdoe de nós os pecados e purifique de nós de toda da iniquidade. 10 Se disséssemos que não temos cometido e ainda continuamos não cometendo pecado, mentiroso fazemos ele e a palavra dele não está em nós.”(tradução literal Jarbas Krieger)

Percebemos neste texto, 2 momentos, antes e depois de renascido, os versos 8 e 9 se referem antes de renascidos, ou seja, a natureza de pecado que produzem pecados voluntários, que se confessados o Pai vai nos perdoar, purificar completamente e mandar embora de nós tanto os pecados voluntários como a natureza de pecado. E o verso 10 se refere depois de renascidos, são os pecados involuntários que podemos cometer por acidentes, que imediatamente o Espírito Santo nos mostra e o desejo de mudança ou arrependimento é também imediato seguido da confissão.

Portanto existem pecados voluntários e involuntários.

Logo podemos pecar involuntariamente, são pecados não para morte, que produzem a tristeza segundo Deus.

I João 5:17: “Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.”

II Coríntios 7:10: “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.”

Estamos em constante batalha espiritual contra o diabo, o mundo, o pecado e nosso desejo que nos rodeiam, para nos fazer pecar involuntariamente, por isto vamos vigiar e orar para não cair na tentação e pecar involuntariamente, mas ficarmos em Cristo para evitarmos os pecados involuntários.

I Pedro 5:8: “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.”

Mateus 26:41: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

Precisamos andar na luz todo dia com o Pai Celeste, confessando os pecados involuntários e buscando do Espírito Santo a separação deles, sendo perseverantes, até alcançarmos a perfeição cristã.

I João 1:7: “mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.”

 

São pecados de ignorância e omissão.

Lucas12:48: “mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.”

Levítico 4:2: “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se alguém pecar por ignorância no tocante a qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, fazendo qualquer delas.”

Levítico 5:17: “Se alguém pecar, fazendo qualquer de todas as coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, ainda que não o soubesse, contudo será ele culpado, e levará a sua iniqüidade.”

Tiago 4:17: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”

Atos17:30: “Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;”

Por isto precisamos orar, para que o Espírito de Deus em nós, produza o arrependimento que é a mudança, tirando os pecados de ignorânica e omissão de nós, pois pecado é pecado, mesmo involuntariamente.

 

É pecado que o nascido de novo comete por acidentes

I João 2:1: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”

Este texto nos ensina a não pecar involuntariamente, mas “se” por acidente pecarmos involuntariamente, teremos Jesus nosso advogado para nos defender com o sangue Dele e seremos absolvidos pelo juíz, nosso Pai Celeste da acusação do promotor, o diabo, pois nosso Advogado cumpriu a justiça exigida pela Bíblia, por isto Ele é justo.

I Jo.5:18: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o maligno não lhe toca.”

Quando nascemos de novo o inimigo perde a legalidade sobre nós, as maldições hereditárias que tinham dos bisavós, avós e pais vivos sobre nós são quebradas, os espíritos familiares são expulsos, pois a natureza de pecado e as maldições que tínhamos foram destruídas com e por Cristo na cruz, logo não pecamos mais voluntariamente, por isto estamos protegidos dos ataques do diabo e seus demônios, como bruxarias e magias.

Lucas 10:19: “Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.”

E Estes Nomes (Exodo) 20:5: “Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”

Isaías 8:19: “Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?”

Gálatas 3:10-14: “10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé; 12 ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.”

Colossenses 2:8, 13-20: “8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; 13 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; 15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. 16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, 17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo. 18 Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal, 19 e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus. 20 Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, 21 tais como: não toques, não proves, não manuseies 22 (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? 23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.”

I Timóteo 1:3-4: “Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa, 4 nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis, pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda na fé...”

Em Cristo somos filhos de Deus, o passado ficou para trás tudo se fez novo, pois quem morreu está justificado.

II Coríntios 5:17: “ Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

Romanos 6:7: “Pois quem está morto está justificado do pecado.”

 

Arquivo para download : Estudo Bíblico em 30OUT2013 Pecado Involuntário (continuação).pdf (84517)