Mensagem em 03NOV2013 - Pecado Involuntário (continuação)

05/11/2013 08:28

 

03/11/2013 - Pecado Involuntário (continuação)

 

 

Quando o nascido de novo peca involuntariamente, o sangue de Jesus o purifica automaticamente recebendo o perdão.

 

I João 1:7: “Se pois na luz andamos como ele (o Pai) está na luz, comunhão temos uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo do filho dele (do Pai) purifica a nós de todo pecado.”(tradução Jarbas Krieger – literal parcial)

 

Andar na luz significa andar com Deus, numa vida transparente e sincera com Deus, sem escondermos nada Dele, nenhuma fraqueza, erro, falha, imperfeições, desejos, tristezas, frustrações, solidão e pecados involuntários; por às claras para Deus o que somos e assim teremos o sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado e nossa comunhão com os irmãos será evidente, pois não temos nada a esconder porque Deus já sabe de tudo sobre nós. Assim podemos viver em santificação diária sem máscaras.

 

É como se nós nem tivessemos pecado, pois o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, se todo, nenhum sobra ou nenhum pecado existe.

 

Pois se tivermos que confessar os pecados involuntários, de omissões e que desconhecemos ou esquecemos, iríamos para o inferno se morressemos antes de confessá-los, mas agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito, pois a lei do Espírito da vida nos libertou da lei do pecado e da morte.

 

Romanos 8:1-2: “1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”

 

Porém quando o Espírito revela um pecado involuntário em nós que desconhecíamos, sem saber que era pecado, devemos confessá-lo e deixá-lo, pois Salomão nos alerta a não escondermos nada de Deus nos justificando caindo no relativismo e perigo de apostasia, mesmo que pareça insignificante, uma palavra, pensamento, sentimento, atitude, olhar, ouvir, vivermos sem escuridão nenhuma.

 

Prov.28:13: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”

 

I João 1:5: “e nele está a mensagem que ouvimos dele e anunciamos para vós que o Deus luz é e escuridão nele não está nenhuma.”(tradução Jarbas Krieger – literal parcial)

 

 

Exemplos de pecados involuntários:

 

Numa conversa, sem premeditar, involuntariamente, acaba falando mal de alguém, julgando, criticando, murmurando, ou concordando com as maledicências.

 

Conta uma história aumentando os fatos ou diminuindo (mentira);

 

Faz sem pensar um julgamento de alguém, de maneira precipitada, maldosa, revelando nossa mesquinhêz e soberba altiva.

 

Olha para uma pessoa e quando menos percebe, cobiçou-a, vale tanto para homens como mulheres, pois olhar uma pessoa com cobiça, desejando é adultério, ou cobiçar por inveja, a esposa, o marido, o carro, a posição, a casa, o dinheiro, etc, do nosso próximo.

 

Mateus 5:27-28: “27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”

 

E Estes Nomes (Êxodo) 20:17: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

 

É envolvido numa circunstância inocentemente e quando percebe já é tarde demais, como numa paixão, levando à lascívia, defraudação e fornicação, seja na amizade especial ou noivado, ou em sociedades e amizades em jugo desigual, ou negócios ilegais por mera avareza e ganho fácil, empréstimos, financiamentos, prazos e se endivida.

 

Omitir oportunidades de pregar o evangelho, omitir ordens bíblicas de amar, ser santo, fazer o bem, contribuir, frequentar as reuniões, orar, ler a Bíblia, jejuar, etc.

 

Falar alguma coisa sem pensar ou tomar alguma decisão impensada, e depois de refletir no que falou ou decidiu, volta atrás na palavra que deu.

 

Mateus 5:37: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.”

 

Salmo 15:4: “aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda;”

 

Todos os exemplos acima são pecados que involuntariamente podemos cometer, precisamos vigiar para evitá-los, se acontecer, vamos clamar ao Senhor para que mude isto em nós e crermos no sangue de Jesus que nos purifica e continuar em frente, orando e vigiando em todo tempo, e o que está em nosso poder resolver, resolver ,sem esperar “cair do céu”, ou seja, pagar, devolver, perdoar, emprestar, consertar e acertar, para andarmos na luz com Deus.

 

JEJUM E ORAÇÃO: Propósito da semana – Properidade financeira -

 

Ler 1 capítulo/dia, II Coríntios 7 a 9 e Malaquias. 10 minutos/dia oração.

 

Download de estudo : 03NOV2013 Pecado Involuntário (continuação).pdf (38402)