Mensagem em 08dez2013 - Doutrina Bíblica sobre Oração e Jejum (continuação)

20/12/2013 18:39

Estudo Bíblico em 08dez2013 - Doutrina Bíblica sobre oração e jejum (continuação)

 

Matthaios (Mateus) 28:20: “ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Louvor 72 (Salmo139):1-6: “1 Senhor, tu me sondas, e me conheces. 2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. 4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. 5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.”

Efésios 6:18: “com toda a oração e súplica orando em todo tempo no espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.”

I Tessalonicenses 5:17: “Orai sem cessar.”

 

  • Alto, clamor

Podemos orar alto, clamando a Deus, não é errado, inclusive

pode ser uma das formas de nos concentrarmos na oração, falando com nosso Pai Celestial em voz audível.

Palavras dos Dias II (II Crônicas) 13:14-15: “14 Então os de Judá olharam para trás, e eis que tinham de pelejar por diante e pela retaguarda; então clamaram ao Senhor, e os sacerdotes tocaram as trombetas. 15 E os homens de Judá deram o brado de guerra; e sucedeu que, bradando eles, Deus feriu Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá.”

Lucas 17:12-13: “12 Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, 13 e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”

Markon (Marcos) 10:47: “Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”

 

  • Baixo, em secreto

Matthaios (Mateus) 6:6: “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

Termos nosso tempo devocional, em oração secreta, voz baixa, “cochicho”, em pensamentos conforme a situação e poder de concentração para falarmos com nosso Pai Celestial, pois este tempo que reservamos para Deus, abrimos nosso coração a Ele, e nosso Pai quer ouvir nossa voz, numa conversa íntima e transparente com Ele. Podemos pensar – mas Deus está em todo lugar – sim está, mas precisamos do silêncio, como numa audiência, numa conversa à portas fechadas, o Pai quer nos ouvir, estando nós parados, quietos, conversando com Ele.

Se nosso filho nunca conversa conosco, durante o dia, semana, ou só vem a nós para pedir e cobrar, ficamos tristes! O Pai celestial é como nós pais, quer ouvir e conversar com a gente os Seus filhos!

Havia um pastor inglês chamado Charles Spurgeon e durante sua devocional, que é o período de tempo que reservamos para Deus para buscá-lo em oração, jejum, leitura e estudo da Bíblia Inspirada, à portas fechadas, a rainha da Inglaterra mandou chamá-lo, então o mordomo o chamou e Spurgeon respondeu – não posso agora atender a rainha porque estou em audiência com o Rei dos reis – quando foi dito isto a rainha ela respondeu – A Inglaterra precisa de pessoas de Deus como Spurgeon –

 

Maneiras de orar:

Com mãos erguidas:

Timóteo 2:8: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.”

 

De joelhos:

Efésios 3:14: “Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai.”

 

Com a mente e no Espírito:

I Tessalonicenses 5:17: “Orai sem cessar.”

Efésios 6:18: “com toda a oração e súplica orando em todo tempo no espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.”

Romanos 12:1: “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Orar no espírito é orar com os pensamentos e em línguas e

podemos orar sempre nestas duas maneiras, pois o Espírito Santo está em nós, sem precisar “sentir de Deus”.

 

Tipos de oração:

Adoração e louvor:

Louvor 12 (Salmo 96):1-13: “1 Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra. 2 Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação. 3 Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas. 4 Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; ele é mais temível do que todos os deuses. 5 Porque todos os deuses dos povos 

 

download Estudo : Estudo Bíblico em 08dez2013 - Doutrina Bíblica sobre oração e jejum (continuação).pdf (41559)