mensagem em 30mar2014 - Doutrina Bíblica sobre batismo

03/04/2014 15:03

30/03/2.014 - DOUTRINA BÍBLICA SOBRE BATISMO, PARTIR DO PÃO E CONTRIBUIÇÃO (continuação)

BATISMO:
  Prática do Batismo:
A igreja do 1º século da era cristã, no livro de  Atos dos Apóstolos, praticava e ensinava o batismo:
Atos 2:38, 41: “38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. 41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.”
  Atos 8:12-13: “12 Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres. 13 E creu até o próprio Simão e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e admirava-se, vendo os sinais e os grandes milagres que se faziam.”
  Atos 8:36-38: “36 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.”
  Atos 9:17, 18: “17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. 18 Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado.”
  Atos 10:47-48: “47 Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? 48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.”

Deve ser praticado por todos os cristãos regenerados
Atos16:14-15: “14 E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. 15 Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.”
Vemos que Lídia foi batizada após ouvir o evangelho e ser regenerada pelo Espírito Santo.
Atos18:4, 8: “4 Ele discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos. 8 Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.”
Veja que depois de ouvirem o evangelho vários sábados,  creram e foram batizados.
Por isto é importante que as pessoas participem um tempo das reuniões da igreja, para ouvirem e conhecerem mais o evangelho, tenham um discipulado, até que o Espírito Santo venha sobre elas e sejam renascidas, para depois então pela produção de frutos do Espírito e de testemunho cristão bíblico público, possam estar prontas para pedirem o batismo.
O Símbolo do Batismo:
O batismo não salva a pessoa ou a transforma e nem todos os batizados e membros de igreja são renascidos, apesar do batismo.
O batismo é para os que creram, uma pessoa sem salvação batizada, fica enganada sobre sua salvação, pois o batismo é a prova visível que ela está salva e livre da natureza de pecado e pecados.
O ladrão da cruz não foi batizado, mas foi salvo.
Lucas 23:39-43: “39 Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós. 40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? 41 E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez. 42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.”
O batismo mostra que a pessoa creu em Jesus, e por ter crido em Jesus, ela é salva, e não por ser batizada, porém todo nascido de novo sente o desejo de batizar-se e um cristão que nunca se batiza, evidencia dúvidas se é de fato cristão.
Marcos 16:16: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
Jejum e Oração - Leitura Bíblica - Gálatas 3 a 6; I Tessalonicenses 1 a 3 – 1  capítulo por dia e 10 minutos por dia de Oração
Igreja Cristã Bíblica Ano 11 – igrejacristabiblica.webnode.com
Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em teologia - Todos os Direitos Reservados
Orientações de saúde diárias – beba  água, coma menos, faça  exercícios físicos e durma mais, exercite a fé e evite remédios.