mensagem em 03abr2014 - Doutrina Bíblica sobre batismo

03/04/2014 15:05

03/04/2.014 - DOUTRINA BÍBLICA SOBRE BATISMO, PARTIR DO PÃO E CONTRIBUIÇÃO (continuação)
BATISMO:
A grande maioria dos cristãos e denominações cristãs, creem que o batismo tira o pecado original, ou seja, a natureza de pecado e salva o pecador, tornando o batismo de um símbolo, para um ato sagrado, um sacramento, sendo esta teoria crida, ensinada e praticada dentro do cristianismo, o que torna isto uma heresia e um erro doutrinário grave, levando mais de 1 bilhão de cristãos a acreditarem nisto e continuarem uma vida livre para pecar, enganados e agarrados a está falsa crença, de que foram batizados e então estão salvos.
Este erro, tem sido combatido durante toda a história da igreja, por muitos servos de Deus, que por isto foram perseguidos e expulsos de suas antigas denominações e hoje, após suas mortes, estes erros tem voltado, nas denominações que foram por eles fundadas.
O batismo é um ato externo do nascido de novo, que simboliza o seu Novo Nascimento, que é um ato interno.
Portanto o batismo é um ato público, de testemunho de novo nascimento nosso como cristãos, que abandonamos o pecado e vivemos para Deus em santidade, estando prontos até para morrer fisicamente pela nossa fé e ficarmos firmes até o fim de nossas vidas na fé em Jesus Cristo.
Ato Interno do batismo:
O nascido de novo foi incluído, unido, batizado na morte de Cristo, no sepultamento de Cristo e na ressurreição de Cristo, havendo uma íntima identificação pela fé, de que o nascido de novo morreu com Cristo, foi sepultado com Cristo e ressuscitou com Cristo para andar em novidade de vida.
Romanos 6:1-7: “1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. 7 Pois quem está morto está justificado do pecado.”
O apóstolo Paulo está falando para os cristãos de Roma, o verdadeiro significado do batismo, ou seja, o batismo nas águas é consequência do batismo em Cristo.
Gálatas 3:27: “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.”
Para os gálatas, o apóstolo Paulo diz, que quem se batizou nas águas, se resvestiu de Cristo.
Ato Externo do batismo:
Quando o nascido de novo desce às águas, ele declara publicamente que morreu com Cristo para o pecado, então ele é mergulhado, batizado nas águas, simbolizando que ele foi sepultado com Cristo (o seu pecado, velho homem é sepultado), e quando ele é levantado das águas, simboliza que ele ressuscitou com Cristo e tornou-se uma nova pessoa.
II Coríntios 5:17: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criação é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
O batismo é a maneira do nascido de novo pertencer visívelmente à igreja de Cristo.
Atos 2:41: “De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.”
O batismo é a matricula na escola de Deus, para um aprendizado contínuo, como novo discípulo de Cristo, até sua morte ou volta de Jesus à terra.
Mateus 28:19-20: “19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”
O batismo é o simbolo, o marco, o início de um novo começo agora com Cristo, com a vida de Cristo, recriado sem pecado, com a natureza divina, selado e batizado no corpo de Cristo pelo Espírito Santo e não um ato religioso, social para as pessoas que vem para a igreja.
Todos os nascidos de novo devem se batizar.
O Batismo é uma benção, pois é o cumprimento de uma ordem de Deus, para todos os Seus filhos, membros do corpo de Cristo. É a única evidência que o cristão tem de expressar de maneira concreta e real, o que lhes aconteceu em sua vida espiritual. É uma alegria para todos que se batizam, pois podem dizer a todos que agora são de Jesus e pertencem à Sua Igreja. O batismo é o início, para o aprendizado da vida com Cristo.

Igreja Cristã Bíblica Ano 11
Autor Jarbas Krieger – pastor e mestre em divindade - Todos os Direitos Reservados